Tema: Produção textual
Objetivo Geral: Expandir a noção do trabalho de ensino-aprendizado da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos:
Ø Reflexão sobre os usos comunicativos da escrita;
Ø Desenvolvimento de habilidades sobre o processo de produção textual;
Ø Incentivo da capacidade de auto-reflexão;
Ø Percepção da necessidade da leitura.
Desenvolvimento:
Ø Primeiro momento: Propor uma discussão com os alunos sobre a possível “Doença do Mundo” a partir da tirinha da Mafalda (AA6 – pág. 20 da versão do professor).
Ø Segundo momento: Solicitar que cada aluno liste os principais problemas do mundo ou de sua região.
Ø Terceiro momento: Distribuir revistas diversas para que cada um possa identificar e pesquisar alguns dos problemas que lhe chamem mais atenção.
Ø Quarto momento: Cada aluno irá escolher um assunto, dentro do tema proposto, para a produção textual.
Ø Quinto momento: Buscar reportagens que ampliem o conhecimento sobre o assunto escolhido.
Ø Sexto momento: Leitura.
Ø Sétimo momento: O professor irá expor as etapas que facilitam a produção textual: planejamento, escrita, revisão e edição.
Ø Oitavo momento: Escolha dos tópicos que serão desenvolvidos, construindo a primeira versão da sequência do texto.
Ø Nono momento: Desenvolvimento do texto e posterior entrega para o professor.
Ø Décimo momento: No retorno dos textos, explicar a importância da revisão e dar sugestões concretas para os alunos de como fazê-la, incentivando-os a usar o dicionário.
Ø Décimo primeiro momento: Com a autorização de cada aluno, escrever alguns trechos no quadro para que possam ser analisados e, posteriormente, se for o caso, corrigidos coletivamente.
Ø Décimo segundo momento: Reunir a turma em círculo e solicitar que cada aluno leia seu texto, para que todos possam opinar, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos.
Ø Décimo terceiro momento: Em duplas, revisar e opinar sobre o texto do colega.
Ø Décimo quarto momento: Reescrever os textos com as alterações necessárias.
Ø Décimo quinto momento: Elaboração de um jornalzinho da turma, onde os melhores textos serão publicados.
Procedimentos Metodológicos: Aulas expositivo-dialogadas, atividade prática, individual e coletiva, produção textual e elaboração de um jornalzinho da turma ao final.
Objetivo Geral: Expandir a noção do trabalho de ensino-aprendizado da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos:
Ø Reflexão sobre os usos comunicativos da escrita;
Ø Desenvolvimento de habilidades sobre o processo de produção textual;
Ø Incentivo da capacidade de auto-reflexão;
Ø Percepção da necessidade da leitura.
Desenvolvimento:
Ø Primeiro momento: Propor uma discussão com os alunos sobre a possível “Doença do Mundo” a partir da tirinha da Mafalda (AA6 – pág. 20 da versão do professor).
Ø Segundo momento: Solicitar que cada aluno liste os principais problemas do mundo ou de sua região.
Ø Terceiro momento: Distribuir revistas diversas para que cada um possa identificar e pesquisar alguns dos problemas que lhe chamem mais atenção.
Ø Quarto momento: Cada aluno irá escolher um assunto, dentro do tema proposto, para a produção textual.
Ø Quinto momento: Buscar reportagens que ampliem o conhecimento sobre o assunto escolhido.
Ø Sexto momento: Leitura.
Ø Sétimo momento: O professor irá expor as etapas que facilitam a produção textual: planejamento, escrita, revisão e edição.
Ø Oitavo momento: Escolha dos tópicos que serão desenvolvidos, construindo a primeira versão da sequência do texto.
Ø Nono momento: Desenvolvimento do texto e posterior entrega para o professor.
Ø Décimo momento: No retorno dos textos, explicar a importância da revisão e dar sugestões concretas para os alunos de como fazê-la, incentivando-os a usar o dicionário.
Ø Décimo primeiro momento: Com a autorização de cada aluno, escrever alguns trechos no quadro para que possam ser analisados e, posteriormente, se for o caso, corrigidos coletivamente.
Ø Décimo segundo momento: Reunir a turma em círculo e solicitar que cada aluno leia seu texto, para que todos possam opinar, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos.
Ø Décimo terceiro momento: Em duplas, revisar e opinar sobre o texto do colega.
Ø Décimo quarto momento: Reescrever os textos com as alterações necessárias.
Ø Décimo quinto momento: Elaboração de um jornalzinho da turma, onde os melhores textos serão publicados.
Procedimentos Metodológicos: Aulas expositivo-dialogadas, atividade prática, individual e coletiva, produção textual e elaboração de um jornalzinho da turma ao final.