sexta-feira, março 30, 2012

Matemática _ 1º encontro do Pró-letramento por Karina Zolia Jacomelli Alves

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Em 2011 ao aderir o programa, a rede municipal de ensino de Palhoça junto aos seus professores e aos professores formadores da Universidade Federal de Santa Catarina, fez um excelente trabalho que pode ser conferido em postagens deste blog. Neste ano, mais especificamente no dia 13/03/2012 na Faculdade Municipal de Palhoça, iniciou-se o revezamento de áreas entre os professores cursistas. A partir da estrutura montada, os professores que fizeram o curso de Matemática estão inscritos no de Alfabetização e Linguagem e vice-versa. Isso contribuirá para que se desenvolva nas escolas a cultura de formação continuada, que é um dos objetivos do Pró-Letramento.

Após falarmos de assuntos administrativos (cronograma, objetivos, entre outros) e de nos apresentarmos, o grupo da Matemática começou a trabalhar o fascículo 1 (Números naturais) do material fornecido pelo Ministério de Educação. As discussões foram provocadas por meio de tarefas realizadas em pequenos grupos.

As diferentes formas de se trabalhar com os alunos em sala de aula, a diversidade dos números em nossas vidas, o sistema de numeração ser decimal e posicional e os números representados com bases diferentes de 10, foram os principais temas trabalhados no encontro.

Parabéns a esse grupo de professores que se colocaram a disposição para estudarmos matemática. São pessoas que acreditam na educação e querem o melhor para seus alunos. O primeiro encontro foi maravilhoso!

Aos interessados, solicite pelo email kzjacomellia@hotmail.com qualquer um dos documentos seguintes:
1) Material do MEC contendo os fascículos de 1 a 8.
2) Slides usados no encontro com informações gerais.
3) As tarefas de casa copiadas para Word (docx).
4) A história “Sargu e a arte de calcular na areia”.

Outra referência comentada no encontro:
Imenes - "O Uso do Ábaco na sala de Aula", site http://www.youtube.com/watch?v=VHqxRXWVpdE, acessado no dia 15/03/12

Fotos: