quarta-feira, agosto 19, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

A unidade centra a problemática do nascimento e da morte relacionada com a atividade das seguradoras. Inicialmente faz alguns questionamentos sobre essa fonte de lucros das seguradoras, com relação a mortalidade daqueles que pagam seguro, e que a seguradora faz um projeção do valor esperado tendo em vista um padrão de mortalidade dos segurados. Também centra como ferramenta de solução de problemas a modelagem matemática, que estabelece uma relação numérica cíclica com o padrão de mortalidade, e desta forma formula os cálculos do valor esperado pela seguradora.
A atividade proposta não está relacionada com a questão de seguros. Mas aplicou a relação das variáveis de x com y numa equação.

b) Resultados observados em sala de aula

As primeiras atividades, 1 e 2, foram bem entendidas. Houve participação, e os alunos acompanharam a elaboração da expressão algébrica na forma de uma equação com as duas variáveis x e y.
A maior dificuldade era o de relacionar as duas variáveis, também de relacionar as duas variáveis num gráfico dos eixos x e y.
A importância da atividade para a aprendizagem foi a de relacionar as duas variáveis numa equação, e um entendimento mais apurado do crescimento na elaboração do gráfico, pois se calcula os valores numéricos de y em função de x, e também já introduz a idéia de função de primeiro grau.

Observação de fatos ocorridos na aula: Principalmente com relação a questão da elaboração do gráfico que estuda a relação de todos os x e y, pois uma vez traçado o gráfico percebe-se a direção da equação, mesmo que os valores omitidos entre os pontos não seja calculados.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Apresentação: A transposição didática da atividade 16, unidade 8, exercícios 1, 2, 3, 4 e 5, e será aplicada na turma de 7a série do EJA.
Projeto: modelagem matemática e valor esperado.

Objetivo: Introduzir noções de função linear: relacionar duas variáveis e elaborar gráfico.

Duração: 1a aula: situação-problema:
2a aula: atividade proposta em sala de aula

Estratégias: aula dialogada, uso de quadro e giz e xérox de texto.
Conteúdo: (Aula 3: Números relativos : apostila AAA2, pp 52 -55)

1a Aula:
Apresentação da situação-problema: Estudo da relação do seguro de vida paga pelos segurados e o valor esperado pela seguradora, através da leitura dinâmica do texto Integrando a matemática no mundo real, p.165 da apostila TP2.
Fazer as atividade 1, 2 e 3 da página 197 da apostila TP2, que relaciona duas variáveis x e y.

Uma turma da 6a série foi para a biblioteca e cada aluno pegou 3 livros. Encontre uma equação que relacione o número de alunos com o número de livros.
Um parque de diversões cobra 5 reais na entrada mais 1 real por brinquedo que você usar. Encontre uma equação que relacione o número de brinquedos que você usar com o gasto que terá.
Você brincou com seu colega menor de medir o tamanho de suas passadas. Vocês viram que cada passada sua equivale a três passadas dele. Encontre uma equação que relacione o número de passadas de seu colega com o número corresponde de passadas suas.

2a Aula: (ATIVIDADE EM SALA DE AULA)

Estudar noções de função linear através da solução da atividade 4 e 5 da página 199 da apostila TP2, que relaciona as variáveis x e y na elaboração do gráfico.

Encontre duas equações: uma que relacione o gasto de cada criança com o número de vezes que ela usou a barraca da pescaria na festa da igreja, e outra que faça a mesma coisa para a festa da escola.
Coloque em um plano cartesiano os dados de suas tabelas. No eixo horizontal, coloque o número de vezes que você poderá pescar, e no eixo vertical, o gasto correspondente. Faça um gráfico para a festa da igreja e outro para a festa da escola.


ANEXOS: