quinta-feira, agosto 20, 2009

Varal literário por Joice Porto



Por sugestão de um colega que leciona no período matutino, na mesma escola que eu (Reinaldo Weingartner), decidi contribuir com a produção de anúncios poéticos para a construção de um varal literário, que ele e seus alunos estavam confeccionando, para pendurar no pátio central da escola.
Esta atividade foi desenvolvida por três turmas de 5ª séries, do período vespertino, e o resultado foi muito bom e gratificante, uma vez que todos os alunos, sem exceção, fizeram o anúncio proposto como tarefa.
Como estávamos na última semana de aula, antes do recesso escolar, a atividade veio em boa hora, já que os alunos estavam todos muito ansiosos com a chegada das “férias”.
Primeiramente, iniciei uma conversa fazendo algumas perguntas como: o que era anúncio? Aonde podiam ser encontrados os anúncios? Para que servem os anúncios? Que informações têm nos anúncios? E por último, perguntei se já conheciam anúncios poéticos.
Nas três turmas, os alunos souberam responder todas as perguntas, mas quando fiz a última pergunta eles estranharam e disseram que nunca tinham visto. Então, passei no quadro dois exemplos de anúncios poéticos (exemplos encontrados no AAA3 do aluno, p. 38 e 42) para que eles conhecessem e entendessem como poderiam fazer a atividade. Feito isto, sugeri a eles que produzissem um anúncio poético, no qual deveriam brincar com as palavras a fim de vender, procurar, emprestar, alugar, doar ou trocar algo. Eles foram muito receptivos a proposta, e imediatamente começaram a produzir, claro que alguns tiveram dificuldades e “enrolaram” um pouco, mas conseguiram fazer e alcançar o objetivo.
Na aula seguinte, iniciei pedindo aos alunos que fizessem um círculo com as cadeiras e as mesas a fim de que todos apresentassem ou lessem aos colegas o anúncio ou anúncios (já que alguns alunos produziram mais do que um). Antes de começarem a ler, alguns alunos me pediram para dar uma “olhadinha”, pois estavam inseguros achando que estava “errado” (como eles dizem). Enquanto auxiliei e fiz a leitura de alguns textos, daqueles alunos que me pediram, os outros, que haviam terminado, copiaram os anúncios em uma folha de papel A4, distribuída por mim no início da aula.
Depois de todos acabarem, os alunos leram e colaram seus anúncios em um cordão. Em seguida, fomos até vão central da escola e penduramos o varal.
No decorrer desta atividade me surpreendi bastante, pois alguns alunos, que dificilmente produzem por escrito ou se interessam por fazer as atividades, participaram e se empenharam, me pedindo, inclusive, para auxiliá-los. Outra surpresa, foi ouvir pela primeira vez a voz de uma de minhas alunas (que nunca lê) lendo e apresentando seu anúncio em sala de aula.
Os textos ficaram muito bons e, percebi que a ideia de expor os anúncios no varal literário está chamando bastante a atenção tanto dos alunos, quanto dos professores e funcionários da escola. Além disso, percebi que mostrar e divulgar os trabalhos, dá aos alunos um certo orgulho e até prazer, de saber que não será só o professor que vai ler seu texto.
Isto é só mais prova de que produzir diferentes gêneros e tipos textuais, e trabalhar com a língua nas suas diversas condições e contextos de uso, dá resultados, envolve os alunos, é produtivo, gratificante e empolgante.