quinta-feira, agosto 20, 2009

Sequência didática: argumentação e sua construção por Anderson Jair Goulart e Gilberto da Silva - GESTAR II - TP6

Atividade do Programa de Formação Continuada Gestar II.

(Dês)construindo o texto argumentativo.

Aulas conduzidas por, Anderson J. Goulart andersonjgoulart@hotmail.com e Gilberto da Silva –amelit676@yahoo.com.br – copyright livre
Sugestão de aplicação: 7ª/8ª séries.

Objetivos:
Guiar os alunos no processo de reflexão sobre os suportes presentes na língua; verbal, não verbal ou mista, e que nos ajudam a interpretar o mundo, possibilitando assim que possamos atuar no mesmo de forma ativa.

Pressuposições:
Os alunos vão gostar da abordagem do tema que será feito através da apresentação de um anúncio publicitário (linguagem mista).

Procedimentos
1. Retire da foto (TP6 p.15) apenas o titulo e mostre aos alunos (escreva no quadro recorte do anuncio)
2. Promova uma brain storm sobre o titulo.
3. Mostrar aos alunos a foto e conferir os acertos e distanciamentos.
4. Apresentar aos alunos o emissor.
5. Fazer a leitura da imagem: em que época foi veiculada, como é possível saber isso?
6. Como está caracterizada a vidente na imagem, que marcas avalizam as interpretações?
7. Como a expressão da menina contribui para o resultado linguistico esperado?
8. A imagem remete ao futuro. Como os alunos recebem a palavra futuro em suas vidas, o que é o futuro para eles?
9. Qual o significado da palavra no texto?
10. Como a maioria dos alunos ainda está muito próxima da infância, levantar a questão da infância; o que é, o que a caracteriza, quais são as boas e más lembranças que eles têm?
Sugestão de sequência didática: trabalhar o problema da infância maltratada do Brasil; o trabalho infantil-escravo, a prostituição infantil, crianças abandonadas, etc., etc.