Semelhança
Objetivos:
- Conhecer as dimensões do próprio corpo;
- Fazer medidas utilizando a trena;
- Trabalhar com proporção;
- Trabalhar com escala;
- Utilizar a razão de proporcionalidade e a mudança de unidade.
Conteúdos: Proporção; Geometria plana; Semelhança; Escala e unidades de medida.
Público: 8ª série.
Tempo: 180 min.
Material: Folhas A4; Trena ou fita métrica; Lápis; Tesoura; Cola.
A Aula:
1° passo: Explicação da atividade: Desenhar-se em escala obedecendo as proporções reais do corpo.
2° passo: Os alunos começam fazer as medidas. Altura, largura de ombros e quadris, comprimento da cabeça, pescoço, corpo e pernas, comprimento dos braços e mãos.
3° passo: O desenho se inicia em um retângulo, na escala 1:10, com altura proporcional a altura do aluno, e largura proporcional maior (ombro ou quadril), e dentro desse retângulo cada um podia começar o desenho como bem quisesse.
4° passo: O desenho foi levado à aula de Artes onde a professora tentou convencer alguns a melhorar os desenhos.
5° passo: recortar e colar em um cartaz onde estarão todos os desenhos da turma, como em uma foto.
Conclusão:
2° passo: Os alunos começam fazer as medidas. Altura, largura de ombros e quadris, comprimento da cabeça, pescoço, corpo e pernas, comprimento dos braços e mãos.
3° passo: O desenho se inicia em um retângulo, na escala 1:10, com altura proporcional a altura do aluno, e largura proporcional maior (ombro ou quadril), e dentro desse retângulo cada um podia começar o desenho como bem quisesse.
4° passo: O desenho foi levado à aula de Artes onde a professora tentou convencer alguns a melhorar os desenhos.
5° passo: recortar e colar em um cartaz onde estarão todos os desenhos da turma, como em uma foto.
Conclusão:
Os alunos se divertiram muito com a atividade, a começar pelas medições, ver quem era mais largo e mais alto foi por vezes surpreendente. Alguns alunos tentaram se desenhar da melhor forma possível, e outros se contentaram em fazer um desenho que obedecesse as regras de semelhança simplesmente. Sei que vou relatar o óbvio, mas este espaço é pra isso também: atividades em que os alunos podem sair do lugar, conversar, trabalhar em grupos fazem com que o prazer pela matemática seja maior. Sempre haverá exceções, claro, alguns não se atraem pela exposição em grupos, mas é um crescimento, inclusive na responsabilidade, me sinto como uma orientadora, e eles sabem o que precisa fazer e o tempo que têm pra terminar. Assim ficam livres e parecem mais satisfeitos. Mas não excluo a necessidade do momento individual e das atividades de fixação. Contamos com a ajuda da professora Graziela, de Artes, que ajudou quem quis melhorar a estética do desenho, indicando algumas sombras e como desenhar braços o que foi a maior dificuldade. Nas fotos temos alguns esboços e o resultado final das duas turmas.
Trabalho da professora com anexo: http://www.megaupload.com/?d=B3FSTUOH