quinta-feira, abril 04, 2013

Matemática - Sequência didática "Momento Olimpíada - MO"

Docente: Karina Zolia Jacomelli Alves
Área: Matemática

MOMENTO OLIMPÍADA – MO

PÚBLICO: 6° ano do ensino fundamental.
TEMPO ESTIMADO: 10 a 20 minutos por vez o ano todo
MATERIAL NECESSÁRIO: problemas olímpicos (como a da OBMEP)
CONTEÚDOS contemplados em Tratamento da informação, Números e operações/Álgebra e funções, Espaço e forma, e Grandezas e medidas (depende do problema selecionado).

INTRODUÇÃO

A Proposta Pedagógica do município de Palhoça, a OBMEP e outras olimpíadas com igual importância, objetivam estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas. Os responsáveis pela OBMEP acrescentam que esses problemas são motivantes, que despertam o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, e que permitam o uso da criatividade e da perspicácia. Por conta dessas características, tão necessárias no dia a dia da sala de aula, essa sequência didática pretende promover momentos em que problemas olímpicos possam ser pensados, resolvidos e discutidos em sala de aula.

OBJETIVOS

- Promover momentos de resolução de problemas em matemática
- Incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Os problemas olímpicos podem ser solicitados em quaisquer momentos do ano letivo e com quaisquer objetivos. Por exemplo, pode-se aproveitá-los como tarefa de sala de aula, que acompanha ou não o conteúdo que estiver sendo trabalhado, ou como tarefa para os deveres de casa, ou ainda, como uma tarefa para quebrar uma rotina, realizar uma brincadeira ou competição.

Importante: jogos e problemas do tipo recreativo são considerados momento MO, porém serão registrados somente na sequência didática a serem trabalhadas.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará pelo acompanhamento das resoluções realizadas pelos alunos dos problemas solicitados. Será observado, quando possível, a persistência na resolução ou o número de tentativas realizadas, a estratégia escolhida, o registro escrito, se verifica ou não sua solução, a participação em possíveis discussões enquanto a exposição de suas ideias e sua defesa, a saber ouvir os colegas, ser flexível.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

- Banco de questões e Provas e soluções do site www.obmep.org.br
- Provas e Treinamentos do site www.orm.mtm.ufsc.br
- Imenes, Luiz Márcio; Lellis, Marcelo – Matemática 6° ano – 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2009.
- Outros materiais que vão surgindo durante o ano.

OBSERVAÇÃO: para esclarecimento de quaisquer dúvidas, envie um email para kzjacomellia@hotmail.com.