segunda-feira, novembro 30, 2009

Geografia - Sequência Didática por Rosana da Silva




Grupo Escolar Professora Maria Luiza de Souza

Professora Rosana da Silva

Área: Geografia

Tema: O trânsito

Título: Respeite a sinalização de trânsito

Tempo estimado: 5 aulas

Série/Ano: 3 série

Introdução

Através das diferentes atividades desenvolvidas, pretense-se desenvolver nas crianças a consciência para o trânsito.
Formar pedestres e futuros motoristas mais conscientes de suas responsabilidades.
Diminuir o número de acidentes no trânsito.

Incutir valores como respeito, responsabilidade e solodariedade.

Conquistar mudanças de hábitos e de comportamentos relacionados ao respeito às regras e leis de trânsito.

Estimular os alunos para que trasmitam as regras e valores aprendidos à família e a toda comunidade.

Conscientizar o aluno, por meio da elevação da auto-estima, a importância da preservação da vida.

Objetivos

Desenvolver atividades lúdicas;

Identificar sinais e placas;

Ler simbolicamente;

Trabalhar com regras;

Estimular a socialização;

Trabalhar a coordenação motora e especialidade.

Desenvolvimento

Poema: O Trânsito

Após a leitura conversar com os alunos a respeito dos cuidados que devemos ter ao atravessar a rua olhando as cores dos sinais, olhando para os lados, etc.

Confecção de placas de sinalização.

Orientar os alunos como atravessar a rua, olhar sinais e atravessar na faixa, atividades de interpretação e construção de texto, pesquisa em livros e revistas sobre o trânsito construindo um trabalho em equipe , exemplo: conclusão, introdução e bibliografia.

Recorte e colagem.

Maquete em equipes.

Atividades extras no livro.

Reprodução em cartazes o que aprenderam sobre o trânsito.

Recursos: livro, cartolina, canatinha, cola, revista, papelão, etc.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o interesse e desempenho das crianças.