Grupo Escolar Professora Maria Luiza de Souza
Professora Rosana da Silva
Área: Geografia
Tema: O trânsito
Título: Respeite a sinalização de trânsito
Tempo estimado: 5 aulas
Série/Ano: 3 série
Introdução
Através das diferentes atividades desenvolvidas, pretense-se desenvolver nas crianças a consciência para o trânsito.
Formar pedestres e futuros motoristas mais conscientes de suas responsabilidades.
Diminuir o número de acidentes no trânsito.
Incutir valores como respeito, responsabilidade e solodariedade.
Conquistar mudanças de hábitos e de comportamentos relacionados ao respeito às regras e leis de trânsito.
Estimular os alunos para que trasmitam as regras e valores aprendidos à família e a toda comunidade.
Conscientizar o aluno, por meio da elevação da auto-estima, a importância da preservação da vida.
Objetivos
Desenvolver atividades lúdicas;
Identificar sinais e placas;
Ler simbolicamente;
Trabalhar com regras;
Estimular a socialização;
Trabalhar a coordenação motora e especialidade.
Desenvolvimento
Poema: O Trânsito
Após a leitura conversar com os alunos a respeito dos cuidados que devemos ter ao atravessar a rua olhando as cores dos sinais, olhando para os lados, etc.
Confecção de placas de sinalização.
Orientar os alunos como atravessar a rua, olhar sinais e atravessar na faixa, atividades de interpretação e construção de texto, pesquisa em livros e revistas sobre o trânsito construindo um trabalho em equipe , exemplo: conclusão, introdução e bibliografia.
Recorte e colagem.
Maquete em equipes.
Atividades extras no livro.
Reprodução em cartazes o que aprenderam sobre o trânsito.
Recursos: livro, cartolina, canatinha, cola, revista, papelão, etc.
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o interesse e desempenho das crianças.