quinta-feira, novembro 26, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 16 do TP4 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 16 do TP4. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

O texto inicia sobre as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia por um cadeirante; como disputar calçadas com pedestres apressados, as faixas de trânsito com veículos, e encontrar barreiras de acesso por todos os lugares. Mas percebe estas dificuldades como uma forma de discriminação e portanto barreiras para os deficientes físicos. Dessa forma tenta introduzir os estudos da acessibilidade para os cadeirantes e também trabalhar a idéia de medidas, porcentagens e proporções. Seja no estudo de áreas comparativas entre quantidade de pessoas que cabem em 1 m2, ou na acessibilidade aos banheiros por cadeirantes. Na aplicação desses estudos não foi possível introduzir a trigonometria e o teorema de Pitágoras, mas aproveitar as atividades do AAA4 (versão do aluno) para introduzir Medidas de Áreas.

b) Resultados observados em sala de aula

Ponto mais interessante:

Começamos com a apresentação do texto e calculos de percentuais com regra de três, para ententer o que o texto diz com relação a quantidade de pessoas com alguma deficiência no Brasil. Mas o estudo inicial da montagem do show, procurando itens que não constavam no texto, como licença ambiental, e tratamento preventivo, fez com que a atividade se desenrolasse mais para a turma.

Dificuldades encontradas:

Como o texto e atividade envolve regra de três, classificação dos triângulos e calculo de áreas, fez com que se estudasse um pouco de cada conteúdo, mas por as variáveis estavam relacionadas num estudo de proporcionalidade, houve uma certa dificuldade de entendimento, pois trata-se de relacionar duas medidas uma em função da outra.

Importância dessa atividade:

Vimos que começar conteúdo de áreas precisa um pouco mais do que aplicar somente as fórmulas, dessa forma a idéia de construção do obstáculo, isto é, para problematizar o número de pessoas que cabem numa área quadrada, é necessário saber quantas pessoas cabem em um metro quadrado e calcular a área disponivel, a atividade fez com que fosse aos poucos se desenrolando as dúvidas e resolvendo as questões apresentadas.

Fatos ocorridos:

Houve interesse da turma, e a idéia de envolver a preocupação com os cadeirantes que precisam ter acesso fez com planejassem algumas ações para facilitar a permanencia dos mesmos numa escala que não fosse das pessoas comuns.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

APRESENTAÇÃO:

A turma da 8a série – EJA já apropriou algumas noções de geometria, também sobre ângulos e triângulos. Serão aplicadas as atividades da unidade 16: Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre o trânsito inclusivo, para introduzir o estudo de áreas.

OBJETIVO: Exercitar o cálculo de perímetro, e de área quadrada de algumas figuras geométricas com números racionais.

DURAÇÃO:
- 1a aula: Acessibilidade – siga esta idéia.
- 2a aula 2: Desenvolvendo projetos com a geometria.
- 3a aula 3: Construções geométricas.

ESTRATÉGIAS: aula dialogada, cópias da apostila, uso de quadro e giz,

CONTEÚDO:

Aula 1 / Aula 2: Acessibilidade – siga esta ideia: (p. 79, AAA4) Conferência lança campanha para a promoção de acessibilidade. Leitura do texto e fazer a atividade 1. (aula 1). Estudo de percentagem.

Aula 2: Desenvolvendo projetos com a geometria: (p. 83-85) Fazer atividades 1, 2 e 3. Estudo da regra de três. Classificação dos tipos de triângulos: Escaleno, Isósceles, Eqüilátero, e Retângulo; quanto aos lados e ângulos.

Aula 3: Estudo de áreas do retângulo, quadrado, triângulo, paralelogramo, e trapézio.

Anexos: