quinta-feira, novembro 26, 2009

Geografia - Sequência Didática por Dalva dos Santos Pereira

Escola Reunida Professora Isabel Botelho de Paulo

Conteúdo

Representação da localidade e da paisagem local

Ano: 1 ano

Tempo estimado: 2 aulas

Material necessário

Papel pardo, papel A4, lápis colorido, borracha e cola.

Introdução

Este tema partiu da necessidade que as crianças têm em aprender a se localizarem no bairro onde vivem. Desde a localização da escola, nomes de ruas até números de casa, ampliando assim as informções do meio ao qual estão inseridos, tais como moradia e paisagem.

Objetivos

Trabalhar a noção de distância entre a escola e suas casas até a escola.
Trabalhar a ocupação do espaço físico pela comunidade. Vegetação, invasão dos mangues e invasão do mar com a maré alta.

Primeira aula

Dar uma volta em frente a escola para observar a sua localização, o morro do Cambirela e o mangue que fica próximo da escola. Esta primeira atividade será representada através de desenhos feitos pelos alunos, para que a criança possa observar de forma clara a transformação das ruas e da melhorias ocorridas na comunidade, bem como a ocupação do espaço físico. Pedir para que as crianças façam um desenho espontâneo da rua para expor aos seus colegas.

Segunda aula

Fazer uma entrevista com os moradores mais antigos da comunidade ou parentes, que participaram direta ou indiretamente das mudanças do bairro.

Avaliação

Será feita através do desenho de cada criança e internalização da nova concepção a cerca dos conceitos envolvidos nos estudos.
Desenvolvimento de atitude crítica diante da realidade.
Maior entendimento da história e maior consciência da importância da participação de todos no trabalho da comunidade.
Interesse e participação dos pais nas tarefas e pesquisas desenvolvidas com as crianças.
Atitudes, cooperação e solidadriedadde nos estudos e pesquisas.