Escola Reunida Professora Isabel Botelho de Paulo
Conteúdo
Representação da localidade e da paisagem local
Ano: 1 ano
Tempo estimado: 2 aulas
Material necessário
Papel pardo, papel A4, lápis colorido, borracha e cola.
Introdução
Este tema partiu da necessidade que as crianças têm em aprender a se localizarem no bairro onde vivem. Desde a localização da escola, nomes de ruas até números de casa, ampliando assim as informções do meio ao qual estão inseridos, tais como moradia e paisagem.
Objetivos
Trabalhar a noção de distância entre a escola e suas casas até a escola.
Trabalhar a ocupação do espaço físico pela comunidade. Vegetação, invasão dos mangues e invasão do mar com a maré alta.
Primeira aula
Dar uma volta em frente a escola para observar a sua localização, o morro do Cambirela e o mangue que fica próximo da escola. Esta primeira atividade será representada através de desenhos feitos pelos alunos, para que a criança possa observar de forma clara a transformação das ruas e da melhorias ocorridas na comunidade, bem como a ocupação do espaço físico. Pedir para que as crianças façam um desenho espontâneo da rua para expor aos seus colegas.
Segunda aula
Fazer uma entrevista com os moradores mais antigos da comunidade ou parentes, que participaram direta ou indiretamente das mudanças do bairro.
Avaliação
Será feita através do desenho de cada criança e internalização da nova concepção a cerca dos conceitos envolvidos nos estudos.
Desenvolvimento de atitude crítica diante da realidade.
Maior entendimento da história e maior consciência da importância da participação de todos no trabalho da comunidade.
Interesse e participação dos pais nas tarefas e pesquisas desenvolvidas com as crianças.
Atitudes, cooperação e solidadriedadde nos estudos e pesquisas.