quinta-feira, novembro 26, 2009

Geografia - Sequência Didática por Silvana Conceição Juttel

Grupo Escolar Frei Damião

Ano: 2 ano

Tempo estimado: 3 aulas

Objetivos

Estimular o hábito da leitura.
Interpretar a paisagem diurna e noturna.
Identificar que o dia e a noite acontecem em ciclos regulares.
Desenvolver o raciocínio lógico.

Primeira etapa

Quem foi Monet? Monet era um pintor que começou com desenhos, caricatura principalmete de seus professores. Sempre foi interessado em representar paisagens e os efeitos que a luz solar causava nas paisagens e nas escoals. Monet pintava vários quadros em série retratando a influencia da luz solar em uma mesma paisagem em diferentes momentos do dia.

Segunda etapa

Observar fotos diurnas e noturnas de diferentes lugares do país.
Interrogar qual é mais bonita se a noturna ou diurna.
Se sabem que a cidade é, e em que região fica esse local e localizar no mapa do Brasil.
Jogo da memória com as paisagens mostradas.

Terceira etapa

Através de uma das pinturas de Monet, os alunos irão concluir o esboço de uma delas, foi escolhida a do ateliê flutuante.
Cada aluno irá montar um quadro com recorte e pintura mmostrando qual o lugar ideal para eles (morar e passear), o título será escolhido por eles. Ex: lugar ideal.
Quando você chegou aqui no Frei Damião como era e o que mudou de lá para cá?
Representação com desenho.
Montar um gráfico com as fotos das paisagens.
Quantas fotos temos no Total?
Perguntar aos alunos que fotos eles acham mais bonita ( a diurna ou a noturna) fazer uma votação e após montar o gráfico.

Avaliação

Será feita na observação, interesse do aluno e pelas atividades propostas.