quinta-feira, novembro 26, 2009

Matemática – Sequência didática para a 6ª série do ensino fundamental por Ottoniel Carlos Tomaz

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA.
PROFESSOR: OTTONIEL CARLOS TOMAZ.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Turma: 6ª série do ensino fundamental

Temática: Representação Gráfica e Regra de Três

Cronograma: Quatro aulas

Conteúdos: Construção de Gráficos; Regra de Três

Objetivos:
- Resolução de problemas.
- Reconhecer e desenvolver atividades com gráficos.
- Compreender a utilização e a importância de representar algo graficamente.
- Desenvolver operações, utilizando a regra de três em determinadas situações problemas.

Estratégias:
- Apresentação dos conteúdos a serem trabalhados.
- Realizar trabalhos individuais e em grupos.
- Desenvolver enunciados de situações problemas que envolvem o dia-dia do aluno.
- Explorar gráficos e a regra de três em situações problemas.

Avaliação:
Instrumentos: Trabalhos expositivos em cartolina; Trabalhos confeccionados em folha de papel A4; Lápis de cor, recorte de revistas e jornais;
Critérios: Domínio dos conteúdos estudados; Participação de todos no trabalho em grupo; Resolução adequada para cada exercício proposto.

Introdução:

Esta sequência didática foi aplicada no segundo bimestre, onde o conteúdo proposto é de fundamental importância e está dentro do contexto de uma turma do 6º ano e é indispensável, não podendo deixar de ser aplicado, tendo como foco principal a resolução de problemas nas quais o foco aqui citado é fundamental e importante para às séries seguintes e no próprio dia-dia do aluno.

Objetivo:

Esta atividade sequencial tem como objetivo, explorar o conhecimento prévio dos educandos e focar as mesmas na resolução de situações problemas, que se fazem presentes no cotidiano dos alunos e nas próprias atividades escolares.
Diante disso, buscar desenvolver o raciocínio lógico dos mesmos, fazendo a transposição didática listada nesta sequência.

1.Gráficos e suas principais características.

Durante estas atividades foram abordados a importância dos gráficos no nosso dia-dia, servindo para representar nossas atividades escolares, domésticas, tempo gasto no cotidiano como: sono, brincadeiras, estudo, lazer etc.
Nas instituições públicas e privadas, é demonstrado através de gráficos o lucro das empresas, quadro de funcionários, investimentos, política, economia, produção etc.
No entanto, foram realizados exercícios em sala e trabalho de pesquisa, onde os alunos fizeram recortes em jornais, revistas, entre outros, com o objetivo de reconhecer e compreender para que os gráficos servem e para que utilidade e de que forma estes gráficos se apresentam.

Exemplos:

1) Gráfico circular.
O gráfico é constituído por uma representação esférica ou circular que se divide de acordo com a proporção de um fenômeno ou tema. Os dados dispostos nos gráficos circulares são expressos em números ou em percentuais.

2) Gráfico representado em forma de barras.

O gráfico é formado a partir de duas linhas sendo uma na horizontal e uma vertical, na linha horizontal onde estão estabelecidas as colunas que vão representar todas as variações de um determinado assunto, a linha vertical mede a intensidade de variação. As colunas devem possuir uma medida uniforme assim como as distâncias entre elas.

3) Gráficos com linhas horizontais e verticais.

Os gráficos são formados basicamente por uma linha horizontal e uma vertical e outra linha que apresenta as mudanças desenvolvidas em um determinado fenômeno ou assunto, as variações podem ser positivas ou negativas.

2. Regra de Três.

Este tipo de cálculo é utilizado para resolução de vários exercícios matemáticos e também podemos nos apropriar dos mesmos para muitas situações problemas do dia-a-dia, facilitando sua resolução e dependendo da situação problema, estas regrinhas substituem muitos cálculos mais complexos por um simples cálculo de regra de três.
Dentro deste contexto, também foram abordados os assuntos dos tipos que esta regra se apresenta e que ela pode ser: Simples e Composta.
Porém, os exercícios elaborados a seguir, são regra de três simples.

Exemplos:

1) Uma gravura de forma retangular, medindo 20 cm de largura por 35 cm de comprimento, deve ser ampliada para 1,2m de largura. O comprimento correspondente será:

a)0,685m 20 ---- 35 20 . x = 35 . 1,2
b)1,35m 1,2----- x 20x = 42
c)2,1m x = 42/20
d)6,85m x = 2.1m

2) Uma máquina varredeira limpa uma área de 5100m2 em 3 horas de trabalho. Nas mesmas condições, em quanto tempo limpará uma área de 11900m2?
a) 7 h 5.100------3 5.100 .x = 11.900 . 3
b) 5h 11.900------x 5.100x = 35.700
c) 4h x = 35.700/5.100
d) 6 e 30 min x = 7 horas.

3) Um automóvel faz um percurso de 5 horas a uma velocidade média de 60km/h. Se a velocidade fosse de 75 km/h, quantas horas gastariam para fazer o mesmo percurso?
5-------60 75 . x = 5 . 60
x 75 75x = 300
X = 300/75
X = 4 horas.

4) Uma torneira despeja 2.700 l de água em uma hora e meia. Quantos litros despejam 14 minutos?

2.700----------90 min 90 . x = 2.700 . 14
X ----------14 min 90x = 37.800
x = 37.800/90
x = 420 l

Obs. Neste exemplo verificamos a necessidade de transformar hora/minuto para poder realizar a continuação do exercício proposto.

Conclusão:

Esta atividade teve como objetivo a resolução de exercícios e teve os objetivos alcançados.
No entanto, o momento mais interessante durante as atividades foi à pesquisa de gráficos em que cada aluno pesquisou e trouxe exemplos dos mais variados e o que mais me chamou a atenção que este conteúdo já havia sido abordado anteriormente e alguns alunos só foram compreender agora, pelo fato de os mesmos fazerem as pesquisas.
Diante disso, vimos à importância da pesquisa pelo conhecimento e muitos deles sabiam o que era um gráfico, mas não a sua importância e função. Hoje, os alunos sabem distribuir tudo o que é pedindo, representando graficamente e das mais diversas formas e modelos de gráficos.
Também, ficaram entusiasmados em que cada vez que encontravam um resultado na resolução dos exercícios envolvendo regra de três, em que esta atividade agregou muito conhecimento, facilitando muito o trabalho de resolução de exercícios.
Porém, sempre tem momentos desagradáveis, mas nada que pudesse atrapalhar o bom andamento das atividades. São momentos em que sempre tem alunos desinteressados e que normalmente sempre são os mesmos e infelizmente já foram feitos vários apelos, mas muitos deles têm problemas sociais com seus familiares e acabam sendo afetados dentro do contexto escolar.
Assim sendo, é uma pena que estas atividades não são acompanhadas desde o 5ª série até a 8ª série, que seria excelente, porque teriam outro nível de aluno de “escola pública”, que sempre são considerados alunos com baixo índice de conhecimento, mas tem potencial para isto. É só querer.