- resolver situação problema que envolva figura geométrica plana (quadrado), utilizando procedimentos de percepção, composição e ampliação do desenho geométrico (mosaico);
- compreender a idéia de perímetro e área do quadrado para calcular os mesmos nos desenhos geométricos (mosaicos);
- identificar quadrados, retângulos e triângulos para calcular perímetro e área dessas figuras geométricas planas;
- pesquisar a classificação dos triângulos quanto a suas medidas de lado.
Conteúdo: perímetro e área das figuras geométricas planas
Público: alunos de 6ª série da turma 64
Material: EVA de várias cores, cartolinas, colas, tesouras e réguas.
Desenvolvimento: alunos divididos em grupos
1° momento: através da seleção, organização e produção de um desenho geométrico plano (mosaico) confeccionar e ampliar outros desenhos geométricos planos, usando o quadrado como figura geométrica plana.
2° momento: usando a medida padrão, quadrado de 3 cm, calcular o perímetro e a área de cada mosaico confeccionado pelos alunos.
3° momento: encontrar o perímetro e a área de quadrados, retângulos e triângulos.
4° momento: pesquisar na internet sobre a classificação dos triângulos quanto a medidas de lado.
Avaliação: será verificado, por mim, os pontos mais relevantes como
- participação de cada aluno no seu grupo na confecção do mosaico
- o uso correto da medida padrão (quadrado de 3 cm)
- as cores do EVA usadas- análise do entendimento individual do perímetro e a área das figuras geométricas planas.
- compreender a idéia de perímetro e área do quadrado para calcular os mesmos nos desenhos geométricos (mosaicos);
- identificar quadrados, retângulos e triângulos para calcular perímetro e área dessas figuras geométricas planas;
- pesquisar a classificação dos triângulos quanto a suas medidas de lado.
Conteúdo: perímetro e área das figuras geométricas planas
Público: alunos de 6ª série da turma 64
Material: EVA de várias cores, cartolinas, colas, tesouras e réguas.
Desenvolvimento: alunos divididos em grupos
1° momento: através da seleção, organização e produção de um desenho geométrico plano (mosaico) confeccionar e ampliar outros desenhos geométricos planos, usando o quadrado como figura geométrica plana.
2° momento: usando a medida padrão, quadrado de 3 cm, calcular o perímetro e a área de cada mosaico confeccionado pelos alunos.
3° momento: encontrar o perímetro e a área de quadrados, retângulos e triângulos.
4° momento: pesquisar na internet sobre a classificação dos triângulos quanto a medidas de lado.
Avaliação: será verificado, por mim, os pontos mais relevantes como
- participação de cada aluno no seu grupo na confecção do mosaico
- o uso correto da medida padrão (quadrado de 3 cm)
- as cores do EVA usadas- análise do entendimento individual do perímetro e a área das figuras geométricas planas.
Anexos:- Apresentação da sequência com fotos: http://www.megaupload.com/?d=RXD1DNN8- Caderno de aluno: http://www.megaupload.com/?d=WRWNAGK3