Objetivos:
- Verificar e explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre idéias e uso das frações;
- Apresentar o assunto frações por meio da história do rio Nilo;
- Aplicar o conhecimento sobre frações para representar e resolver situações problemas.
Conteúdo: Números racionais
Público: alunos de 5ª séries
Tempo: três aulas
Material: Livro Projeto Araribá (pgs. 148 e 149), história do rio Nilo, tiras de papel e material em EVA.
Desenvolvimento: alunos divididos em grupos.
1° momento: ler e resolver exercícios do livro explorando o conhecimento prévio do aluno;
2° momento: apresentar o assunto por meio da história e discutir com os alunos o surgimento da fração como medida;
3° momento: com quatro tiras de papel retangulares, todas do mesmo tamanho, deixando uma inteira e o restante dividir em 2, 4 e 8 partes iguais, reforçando a idéia de fração como parte do inteiro.
Com material de EVA. Divididos em até 16 avos, reforçar a relação parte/todo e representação simbólica das frações e resolver situações problemas.
Avaliação: levar o aluno a escrever em seu caderno suas conclusões. Nessas conclusões será verificado, por mim, os pontos mais relevantes como: parte/todo, idéia e uso das frações, representação simbólica.
Anexos:
- Apresentação da sequência didática com fotos: http://www.megaupload.com/?d=UY052V7R
- Caderno de aluno: http://www.megaupload.com/?d=ZJ8E4OFM
- Verificar e explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre idéias e uso das frações;
- Apresentar o assunto frações por meio da história do rio Nilo;
- Aplicar o conhecimento sobre frações para representar e resolver situações problemas.
Conteúdo: Números racionais
Público: alunos de 5ª séries
Tempo: três aulas
Material: Livro Projeto Araribá (pgs. 148 e 149), história do rio Nilo, tiras de papel e material em EVA.
Desenvolvimento: alunos divididos em grupos.
1° momento: ler e resolver exercícios do livro explorando o conhecimento prévio do aluno;
2° momento: apresentar o assunto por meio da história e discutir com os alunos o surgimento da fração como medida;
3° momento: com quatro tiras de papel retangulares, todas do mesmo tamanho, deixando uma inteira e o restante dividir em 2, 4 e 8 partes iguais, reforçando a idéia de fração como parte do inteiro.
Com material de EVA. Divididos em até 16 avos, reforçar a relação parte/todo e representação simbólica das frações e resolver situações problemas.
Avaliação: levar o aluno a escrever em seu caderno suas conclusões. Nessas conclusões será verificado, por mim, os pontos mais relevantes como: parte/todo, idéia e uso das frações, representação simbólica.
Anexos:
- Apresentação da sequência didática com fotos: http://www.megaupload.com/?d=UY052V7R
- Caderno de aluno: http://www.megaupload.com/?d=ZJ8E4OFM