quarta-feira, junho 22, 2011

Relato da segunda etapa de formação para a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa por Jair Joaquim Pereira

No último dia 21/06, na Faculdade Municipal de Palhoça, aconteceu a segunda etapa de formação de professores para a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. Participara 43 profissionais, incluindo os profissionais de suporte pedagógico. Também colaborou, no aparato logístico, o professor Paulo Valério da Silva, integrante do Setor de Capacitação.
A Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa é uma criação do Setor de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de Palhoça, sob a responsabilidade do Professor Jair Joaquim Pereira. Estão previstas mais três oficinas até outubro, a fim de sistematizar o trabalho em torno da Olimpíada na escola.
Nessas oficinas, os professores são orientados e recebem materiais para produção de textos com os alunos em sala de aula. Discutimos teoria, mas ao mesmo tempo, procuramos relacioná-la à prática pedagógica do professor. Segundo os próprios professores esses momentos são fundamentais para a troca de experiências pedagógicas. Muitas ideias que deram certo em uma determinada escola, podem ser utilizadas, com as devidas adaptações, em outra unidade de ensino. O importante, segundo os professores, é ouvir o que o colega da mesma disciplina está fazendo. Isso torna o trabalho mais dinâmico e eficaz, pois as possibilidades de mudanças, na sala de aula, são ampliadas.
A avaliação desse encontro é muito positiva e revela que a formação em serviço do professor é indispensável para alcançarmos a excelência em educação. Dificuldades existem, mas podem ser superadas, desde que o professor sinta-se preparado para lidar com essas diversidades.
Os objetivos do encontro foram alcançados e o próximo já está agendado para agosto. Até lá os professores desenvolvem na escola as oficinas que definimos nesse encontro. As oficinas vão fortalecer a ideia da Olimpíada na escola e, além disso, sistematizar a prática de produção textual tão importante para o ensino da Língua Materna.
Muito obrigado a todos os profissionais que aderiram à ideia da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. O sucesso é o resultado do comprometimento de cada um de vocês.
Abaixo seguem fotos desse encontro.