quarta-feira, junho 22, 2011

Matemática 5ª à 8ª série - 3° encontro de 2011 por Karina Z Jacomelli A

No dia 21/06/2011, na Faculdade Municipal de Palhoça – FMP, os professores de matemática das séries finais do ensino fundamental, da rede municipal de Palhoça, se reuniram mais uma vez para dar continuidade ao curso de formação continuada “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nas aulas de Matemática”. As tarefas da tarde foram organizadas segundo sugestões dadas pelos próprios professores no encontro anterior.

No dia 24/05 foi solicitado aos professores, como condição deste curso, que participassem ativamente da OBMEP, divulgando-a, incentivando os alunos, fazendo a correção das provas e fornecendo os documentos solicitados pelos organizadores da olimpíada. Além disso, foi solicitado que elaborassem, para posteriormente aplicar, uma sequência didática contemplando a resolução de problemas.

Por esse motivo, os professores começaram o encontro contando o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas, ou o que se pretende realizar. Esse foi um momento riquíssimo e muito bem aproveitado, uma vez que pudemos conhecer, além de diferentes estratégias de divulgação da OBMEP e de intenções para a aplicação da sequência didática, diferentes realidades enquanto escola e posturas de professores, e ainda, diversas sugestões e esclarecimento de dúvidas.

Em seguida, para podermos conhecer as provas que decidem a olimpíada, tanto na 1ª como na 2ª fases, os professores, em pequenos grupos, se colocarão como resolvedores de problemas olímpicos. Juntamente, fizeram uma avaliação de cada problema quanto às estratégias que podem ser utilizadas e a conteúdos curriculares que podem ser explorados. Em seguida, cada grupo fez a apresentação de, pelo menos, uma resolução de um problema.

Um professor apresentou outro problema ao grupo. Todos tentaram resolver e gostaram da iniciativa do colega. Tente você também: na figura abaixo temos quatro bonecos imóveis e um paredão. Os bonecos 1 e 2 só conseguem olhar o paredão, o boneco 3 consegue ver o boneco 2 e o paredão e, ainda, o boneco 4 consegue ver os bonecos 2 e 3, e o paredão. Todos os bonecos sabem que existem quatro deles e que dois estão usando chapéus verdes, e outros dois chapéus azuis. A questão é: um deles pode afirmar qual é a cor do seu chapéu, isso sem precisar se mexer e se comunicar. Qual deles pode dar essa afirmação e por quê?


Outro momento, de maneira breve, falamos sobre dificuldades comuns de nossos alunos. O que fazer com elas? Três sugestões foram dadas:

1. Trabalhar com problemas “interessantes”: para tanto, temos o apoio da OBMEP e da Prova Brasil e Saeb, que trabalham a resolução de problemas.
2. Buscar conhecer o que está acontecendo: O que fazer depende muito do problema, de onde vem o problema, do tipo de aluno, etc. Nesse caso, a dica é estudo, muita leitura, não somente de aulas que podem ser ministradas ou de atividades diferenciadas, mas também de teorias. A teoria ajuda bastante a conhecer o que pode está sendo o problema. Obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard (em anexo), por exemplo, pode ser a explicação para muitas das dificuldades de nossos alunos.
3. Trabalhar curiosidades: coisas diferentes referente a matemática mexem com os alunos. Quanto mais conhecimento, melhor. Como exemplo, a: multiplicação dos dedos (no anexo “Curiosidades”).

Muito bom! Mais um encontro que só merece elogios. Parabéns a todos os presentes, principalmente, por estarem levando a sério a OBMEP nas escolas e, consequentemente, trabalhando a resolução de problemas.


Anexos:
1. Curiosidades - http://www.megaupload.com/?d=U5YWNZC0
2. Obstáculos epistemológicosacessado no dia 22/06/11 - people.ufpr.br/~trovon/cursos/especializacao2009/obstaculos.pdf

3. Provas de nível 1 e 2, fases 1 e 2, ano de 2010 – www.obmep.org.br acessado no dia 22/06/11

Fotos: