terça-feira, outubro 27, 2009

Sequência Didática produzida pelas Professoras Adriana, Ana e Sônia

Grupo Escolar Profª Najla Carone Guedert

Profª Adriana, Ana e Sônia

Disciplina:

Geografia

Ano: 2ª série

Tempo estimado: 5 dias

Tema: Comércio

Justificativa:

Trabalhar o tema Comércio com a finalidade de identificar e localizar as atividades econômicas do bairro em que vive e qual sua função utilitária, econômica e social.

Objetivos:

Reconhecer a importância do trabalho na vida de uma pessoa;
Identificar os diferentes tipos de profissões exercidas na zona urbana e na zona rural;
Conhecer local de trabalho e profissões das pessoas da família;
Conceituar comércio, mercadoria, comerciantes, comerciários e consumidores;
Organizar um álbum ilustrado com produtos naturais e produtos industrializados.

Conteúdo:

O trabalho;
O trabalho no comércio;
Estudo de texto referente ao Comércio;
Ditado de frases;
Situação-problema;
Município-bairro.

Material necessário: cartolina, lápis, borracha, revistas, jornais, livros didáticos, panfletos, etc.

Desenvolvimento:

1ª etapa:

Para saber se as crianças dominam o assunto será feita à aula de leitura com o texto: Comércio. Os alunos terão a oportunidade de perguntar, sanando suas dúvidas. Vamos trabalhar com o estudo do vocabulário. Aplicação de ditados de frases.

2ª etapa:

No segundo momento iremos trabalhar com a situação problema, buscando panfletos de supermercados e lojas para elaborar os problemas e mostrar para a criança que vivenciamos o tempo real dos números, das palavras e que aprendemos o tempo todo.

3ª etapa:

Esta aula será reservada para a aula passeio na rede de supermercado “Comprefort”, lá as crianças irão conhecer melhor os produtos naturais e industrializados e que cada pessoa que trabalha lá exerce uma função diferenciada.

4ª etapa:

Nesta aula iremos confeccionar os álbuns com produtos naturais e industrializados. As crianças poderão trazer de casa gravuras que representam os produtos ou podem desenhá-las.

Produção final:

Iremos montar um mural para expor os trabalhos feitos no decorrer das aulas. Também iremos trabalhar com produção-textual.

Avaliação: utilizar-se todos os instrumentos de avaliação (adequando-se ao momento), para verificar se o aluno:

Reconhece a importância do trabalho na vida da pessoa;
Identificar os diferentes tipos de profissões;
Identificar os profissionais que trabalham nas áreas da saúde, educação, limpeza, comércio, etc.;
Conceituar comércio, mercadoria, comerciantes, comerciários e consumidores;
Observa o comércio do município onde mora.