terça-feira, outubro 27, 2009

Sequência Didática por Erziana de Souza Marcolino

Escola Isolada do Albardão

Profª Erziana de Souza Marcolino

Disciplina: Geografia

Tema: Direções Espaciais

Conteúdo: Mapas e Pontos Cadeias

Tempo estimado: 5 aulas

Metodologia:

Leitura coletiva do texto e explicação. Atividades realizadas por meio do sol e mapas localizando bairros próximos.

Objetivo:

Distinguir os pontos cardeais.

Desenvolvimento

1ª aula:
Leitura do texto “Orientações espaciais” e explicação. Seguido de ida ao pátio onde os alunos serão questionados sobre onde o sol nasce e se põe e onde estão localizados os pontos cardeais.

2ª aula:
Explicação dos mapas. Sendo que no mapa de Santa Catarina irão localizar se bairro.

3ª e 4ª aula:
Desenho do mapa escrevendo os nomes dos bairros vizinhos. Ao lado do mapa colocar a direção de cada bairro.

5ª aula: Questionário.

1 – Onde o sol nasce?
2 – Onde o sol se põe?
3 – O que os navegadores usavam antigamente para se orientar?
4 – O que usam hoje para se localizar?
5 – Escreva o nome dos pontos cardeais e faça desenhos para representá-los.

Materiais: lápis, caderno, lápis de cor, borracha, mapa mundi, mapa do Brasil, mapa de Santa Catarina e mapa de Palhoça.

Avaliação: Por intermédio das atividades, interação e questionamentos.