quarta-feira, outubro 28, 2009

17º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 17º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 23/10/2009.

A unidade desse encontro foi a 21 do TP6 (A Álgebra como ferramenta humana - Frações e Frações Algébricas) e estiveram presentes os professores Cícero e Mariza. Mas antes de falarmos sobre o assunto dessa unidade, demos continuidade ao projeto. Fizemos uma releitura do que tínhamos pronto e acrescentamos ações, falamos de datas e da possibilidade de um cursista ser assistido por mim, formadora, durante a aplicação do projeto.

O assunto da vez foi sobre frações algébricas que, segundo a unidade, não será bem trabalhada se os alunos não tiverem uma boa coordenação com frações numéricas. Para tanto, foi oferecido uma interessante discussão sobre frações numéricas.

Para começar, a professora Mariza levantou uma questão: devemos aceitar ou não uma fração não simplificada como resposta? É comum exigirmos dos nossos alunos a simplificação, mas vemos materiais como o do GESTAR que nem sempre a fração resultante é simplificada.

Outra questão, muito interessante, é sobre a utilização de um número não múltiplo dos denominadores das frações parcelas para o mmc. Nós professores não concordamos trabalhar dessa forma, acreditamos ser complicado para o aluno somar frações e obter como resposta um número não fracionário, já que a resposta acaba com números decimais no numerador.

Diante da discussão acima, é inevitável falarmos sobre o mmc. Foi acordado que em sala é preciso utilizar outras formas além desta para somarmos frações. Como a resolução de problemas prevê, devemos oferecer ao aluno diversas maneiras de resolver uma mesma questão para que este faça suas escolhas e crie outras formas de resolução, talvez.

Nosso encontro termina com a atividade que consta na oficina do TP6 e que deixarei para você tentar resolver, mas não se esqueça de verificar sua resposta:

“Diga-me, formosa jovem de olhos radiantes, se você entende o método da inversão, qual é o número que multiplicado por 4, aumentado em 3/4 desse total, dividido por 7, diminuído por 1/2 do quociente, multiplicado por 10, diminuído em 11, extraindo-se a raiz quadrada, somando 7 e dividindo por 10, dá 1 como resultado?”