quarta-feira, outubro 28, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 16 do TP4 por Mariza Campos Gavilan (cursista)

Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 16 do TP4. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Resultados observados em sala de aula

Fomos a campo com as instruções e o material necessário, mas o apontador laser não aguentou as primeiras demonstrações e acabou a pilha. Improvisamos então a visualização com um lápis, que deveria ter a ponta mirada no alto do objeto a ser medido, com os olhos colados no zero do transferidor, como a segunda sugestão do TP, o que dificultou bastante, pois os alunos demoraram em entender, e com certeza as medidas ficaram bem aproximadas.
Como o mais importante era fazer a aplicação de semelhança na atividade, não descartei de usar as medidas dos ângulos sendo de que jeito viesse.
Atividades em campo são muito legais, mas as vezes perigosas, enquanto eu atendia um grupo, um integrante de outro subia no muro para tentar medir o poste! Levou uma grande bronca, principalmente por ser justamente para não precisar subir no poste que estávamos utilizando outras maneiras de efetuar a medida.
Acidentes a parte, os grupos trabalharam, efetuaram as medidas e fizeram desenhos em escalas, para descobrirem as alturas da caixa d’água, da escola, do poste, do ginásio de esportes e do colégio.
Nos cálculos na sala precisaram de mais ajuda, e no final o resultado foi a compreensão da semelhança, e a constatação que mediram mal.
b) Aplicação da tarefa na sala de aula

Relações Métricas em Triângulos Retângulos

Objetivos:
Conhecer ângulos e sua utilização prática;
Desenvolver as relações de semelhança e verificar o teorema de Talles;
Desenvolver as relações trigonométricas.

Conteúdos: Geometria espacial; Geometria plana; Ângulos; Teorema de Talles.

Público: 8ª série.

Tempo: 90 min.

Material: Transferidor; Apontador laser.

A Aula:

1° passo: Explicar o procedimento: A utilização do transferidor com o apontador laser, e as medidas que deverão fazer.

2° passo: Dividir os alunos em grupos onde cada um deve escolher uma medida de altura a ser feita.

3° passo: Pedir a reprodução a situação em um desenho.

4° passo: Discutir com os alunos como poderíamos fazer o cálculo da medida que nos interessa, com os dados coletados.

5° passo: Discutir sobre semelhança de triângulos e mostrar o teorema de Talles.
6º passo: Utilizando uma tabela trigonométrica mostrar também outra maneira de fazer o mesmo cálculo.

FOTOS: