quarta-feira, outubro 28, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 16 do TP4 por Ottoniel Carlos Tomaz (cursista)

Ottoniel Carlos Tomaz, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 16 do TP4. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Ao ler este conteúdo, pude ter uma idéia de como se encontra o trânsito da nossa cidade e das grandes cidades, pessoas e o encontro deste que chamamos de crescimento desordenado.

A matemática proporciona formas através de cálculos matemáticos, à acessibilidade e a importância desta relação com o meio em que vivemos. Porém, varia de lugar para lugar. Como cidades, capitais, estados, e as políticas públicas que por sua vez não são aplicadas corretamente e quando se aplica, visam interesse político e próprio.

Cabe então a nós, começarmos pela educação educando nossas crianças, encaminhando-os para um futuro melhor e formar cidadãos responsáveis e que saibam lidar com estas situações.

Quando nos deparamos com situações desta natureza, se observarmos os projetos, muitos deles foram maus elaborados e não foram projetados para o futuro e sim para o momento.

Diante disso, a matemática nos mostra muita possibilidades de trabalharmos as relações trigonométricas como cálculo de área, que visa adequar os espaços para prevenir este tipo de situação.

Assim sendo, a própria história da matemática nos deixa alguns registros do grande mestre Pitágoras, cm suas demonstrações e seus conceitos em relação à geometria. Um exemplo bem conhecido é o próprio teorema que leva o nome “Pitágoras”, faz demonstração de como é possível fazer cálculos diante de tal problema.

Destes conceitos, podemos fazer varias demonstrações em sala de aula, quando trabalhamos o triângulo retângulo e suas relações métricas, proporcionando ao aluno o aprendizado. Aprender não é só resolver problemas, mas articular os diferentes procedimentos na visão matemática.

b) Resultados observados em sala de aula

Fizemos algumas produções, e um ponto negativo logo aparece quando um aluno olha para mim e diz: “professor, o que é que eu tenho a ver com problemas de trânsito? Não tenho carro mesmo”.

Então, olhei para ele e disse Você é o nosso futuro amanhã, se pensar desta forma, como é que será ou quando você tiver seu primeiro carro.

Com isso, Ele me olhava meio sem graça, mas concordou com a explicação. Mas, também teve um ponto muito curioso quando os alunos resolveram utilizar as próprias carteiras, colocando de duas em duas, fazendo de conta que fosse um automóvel e dentro da sala as vias urbanas e tinham que dividir o espaço com todos.

Foi muito engraçado e eles mesmos fizeram as medidas das vias, da sala e notaram que ao traçar uma via paralela na diagonal, tinham ângulos congruentes e triângulos retângulos semelhantes.

No entanto, a aula foi muito proveitosa, mas deu um pouquinho de trabalho até engrenar. Porém, esta atividade teve um pouco mais de dificuldade em relação à transposição feita na aula passada, mas aos poucos e com mais persistência, não apenas os meus alunos, mas todos deveriam passar por este processo de transformação que são as atividades do Gestar II.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Série: 6ª
PLANOS GEOMÉTRICOS (ÁREA)
Objetivo
Trabalhar os conceitos da área de figuras geométricas como quadrados e triângulos, e utilizar as fórmulas necessárias para um bom desempenho na resolução de cada exercício.

Desenvolvimento
Este trabalho foi desenvolvido em sala e aula, visando compreender os espaços urbanos, projetos e aproveitamento do espaço físico se valendo das formas geométricas das quais são compostos estes espaços e que muitas vezes são mal aproveitados.
Hoje, em determinados pontos das capitais e regiões do país, é quase impossível prever um conforto quando se fala em espaço urbano. O crescimento desordenado tem piorado as situações das grandes cidades e pior ainda são os projetos de urbanização que são mal elaborados e pouca fiscalização na execução de muitas obras irregulares.
Com isto, surgem os problemas de trânsito que não estão preparadas para escoar o enorme fluxo de veículos. Diante disso, vimos à importância de trabalhar em sala os conceitos de espaço e forma que poderiam ser aproveitados nos grandes centros urbanos.
Como exemplo, sugeri aos alunos que pesquisassem as vias de trânsito e cidades para facilitar a percepção do que realmente estamos falando e do que realmente se faz necessário para execução de uma obra de grande porte em suas diversas estruturas. Imagens para observação foram avaliadas.

Ao observar os diversos contornos, vias, rampas, prédios, entre outros aspectos urbanos, fizeram uma relação com áreas como de triângulos, quadrados e aplicamos em exercícios onde ficou mais fácil a compreensão tanto na didática quanto de onde surgem as mais variadas formas geométricas.
Ex: A= b.h/2 A= L. C P = L+L+L+L
Também, tivemos a oportunidade de rever assuntos relacionados aos ângulos que fazem parte deste contexto como nas rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência, que precisam se locomover e nem sempre encontram acesso adequado.