quarta-feira, novembro 04, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 20 do TP5 por Ottoniel Carlos Tomaz (cursista)

Ottoniel Carlos Tomaz, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 20 do TP5. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Nesta unidade, temos alguns exemplos relacionados à congruência de triângulos que nada mais é o relacionar a congruência com igualdade para melhor exemplificar o conteúdo.

Euclides, com seu livro “Os elementos”, deixa algumas idéias e ferramentas para revelar a natureza do universo. Assim sendo, podemos ver que já na sua primeira obra Euclides nos deixa claro a importância dos elementos que dizem respeito à congruência.

O desenvolvimento posterior destes estudos sobre os triângulos levou ao desenvolvimento da trigonometria. Hoje, ainda que muito antigos, os teoremas nos ajudam a compreender às diversas formas de resolução de exercícios e um dos bastante utilizados é o teorema de Pitágoras.

Estes teoremas, também são utilizados em soluções de problemas mais complexos como, por exemplo, nas construções civis, indústrias, medições agrárias, cálculos etc. Por esta razão, estas teorias são de fundamental importância, não apenas para os triângulos, mas para todos os polígonos. No caso do triângulo retângulo, a congruência fica mais evidente até porque os triângulos retângulos têm característica única e própria que é o ângulo de 90° graus ou ângulo reto e tem ligação com os princípios de Pitágoras.

Dentro deste contexto, precisamos analisar também que nem todos os triângulos podem ser visto ou observado pelo fator congruência, mas também por semelhança.

Ao aprofundarmos mais, entramos no processo de sobreposição e com estes movimentos podemos ver os conceitos relacionados à translação, reflexão ou composição que chamamos de Isomeria (mesma medida).

Estes teoremas compõem-se de enunciado e demonstrações, fato que após relacionar a estes teoremas, formam uma cadeia de conhecimento lógico-dedutível que constituem uma teoria matemática.

Diante disso, os casos de congruência são fortemente respaldados na intuição e a prova empírica é baseada nas experiências.

b) Resultados observados em sala de aula

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Série: 6ª
Sólidos Geométricos.