G.E. Profª Inês Marta da Silva
Série: 4ª Disciplina: Matemática
Conteúdo: frações
Tempo estimado: seis aulas
Material necessário: lápis e papel.
Desenvolvimento/Metodologia
Para dar início a sequência conta-se uma história sobre a criação das frações.
E a história começa assim....
De tanto contar, o homem inventou os números: 0,1,2,3.....
Quando precisou medir comprimentos, ele criou a fração.
A unidade escolhida para medir um comprimento nem sempre “cabia” exatamente nesse comprimento. Deu-se conta disso quando egípcios dividiam as terras próximas ao rio de forma que as mesmas teriam que ter o mesmo tamanho, e para isso usavam cordas com nós. Porém durante o período de chuvas o rio transbordava e inundava algumas propriedades e as famílias que delas faziam uso tinham suas terras novamente demarcadas, e ás vezes a medida já não servia mais, ás vezes faltava, outra sobrava.
E foi assim que ele dividiu a unidade em partes iguais.
A fração foi criada para representar uma parte da unidade que estava sendo usada para medir. Uma das primeiras frações que o homem inventou foi para representar a metade de um inteiro.
1ª etapa
Divida a turma em duplas, entregue uma folha a cada dupla e proponha que repartam em 3 porções iguais, 5 chocolates entre 3 crianças. Os alunos podem pensar que cada um ficará com 1 chocolate, uma metade e 1/3 da última metade. Coloque em discussão: que fração equivale à terça parte de uma metade? É esperado que eles concluam que precisam de 6 desses pedacinhos (terços de meio) e que um terço de meio é um sexto. A resposta seria: cada criança ficará com 1+1/2+1/6. Depois peça que os alunos dividam todas as barras em porções iguais. Há várias possibilidades: a cada criança corresponde 3/2 de chocolate + 1/6 de chocolate, ou 5/3 para cada uma etc.
2ª etapa
Prepare uma folha com os procedimentos que apareceram nos grupos ou outros que você julgue importante discutir. Exemplo: 1+1/2+1/6=3/2+1/6=1+2/3. Os alunos podem sair com argumentos do tipo: 1 são duas metades, então 1 mais ½ é o mesmo que três metades.
Esta forma de trabalhar com as crianças a noção de equivalência antes de recorrer ao algoritmo para obter frações equivalentes (a multiplicação do numerador e do denominador por um mesmo número tem como resultado uma fração equivalente à que foi dada).
3ª etapa
O material concreto também ajuda a explicar as frações equivalentes. Por exemplo: 1/6+1/6=2/6. Se o professor quer mostrar que essa fração tem equivalentes menores e pode ser simplificada precisa provar que 2/6 é igual a 1/3. Como jogo das frações equivalentes as crianças entendem o que são estas frações antes de aprender o que é MMC e MDC.
Construindo o jogo
Recorte círculos com as frações que você escolheu. Cole-os nas tampas ou em outro papel com uma cor que destaque bem.
Una todas as tampas com fita de cetim ou cordão, mostrando a equivalência.
Como jogar
Uma criança de cada vez canta a música “uni duni tê, salame mínguê, o sorvete colorê, o escolhido foi você” apontando para as tampinhas. Quando a música acabar, a última tampinha apontada pelo aluno deverá ser representada na tabela apresentada em folha de papel pardo ou no próprio quadro negro, e a tampinha deve ser virada sendo que a brincadeira recomeça com outro aluno cantando e apontando.
Outro jogo é o framinó, as regras são as mesmas do dominó tradicional, mas os alunos terão que associar a forma numérica das frações á sua representação gráfica.
As peças do framinó são montadas em retângulos de papel A4, as divisórias podem ser feitas com fita isolante ou papel duplex preto.
Desenham-se barras representando as frações e pintado-as com canetas de hidrocor, escreve-se a fração de um lado e colam-se as representações do outro.
Avaliação
Pedir sempre que os grupos justifiquem suas respostas. O professor deve ajudar a turma a perceber, durante os trabalhos, que uma mesma fração é representada de diferentes formas.Deve-se observar o aprendizado da turma no desenvolvimento dos trabalhos e jogos, caso perceba dificuldades retome as atividades.
Série: 4ª Disciplina: Matemática
Conteúdo: frações
Tempo estimado: seis aulas
Material necessário: lápis e papel.
Desenvolvimento/Metodologia
Para dar início a sequência conta-se uma história sobre a criação das frações.
E a história começa assim....
De tanto contar, o homem inventou os números: 0,1,2,3.....
Quando precisou medir comprimentos, ele criou a fração.
A unidade escolhida para medir um comprimento nem sempre “cabia” exatamente nesse comprimento. Deu-se conta disso quando egípcios dividiam as terras próximas ao rio de forma que as mesmas teriam que ter o mesmo tamanho, e para isso usavam cordas com nós. Porém durante o período de chuvas o rio transbordava e inundava algumas propriedades e as famílias que delas faziam uso tinham suas terras novamente demarcadas, e ás vezes a medida já não servia mais, ás vezes faltava, outra sobrava.
E foi assim que ele dividiu a unidade em partes iguais.
A fração foi criada para representar uma parte da unidade que estava sendo usada para medir. Uma das primeiras frações que o homem inventou foi para representar a metade de um inteiro.
1ª etapa
Divida a turma em duplas, entregue uma folha a cada dupla e proponha que repartam em 3 porções iguais, 5 chocolates entre 3 crianças. Os alunos podem pensar que cada um ficará com 1 chocolate, uma metade e 1/3 da última metade. Coloque em discussão: que fração equivale à terça parte de uma metade? É esperado que eles concluam que precisam de 6 desses pedacinhos (terços de meio) e que um terço de meio é um sexto. A resposta seria: cada criança ficará com 1+1/2+1/6. Depois peça que os alunos dividam todas as barras em porções iguais. Há várias possibilidades: a cada criança corresponde 3/2 de chocolate + 1/6 de chocolate, ou 5/3 para cada uma etc.
2ª etapa
Prepare uma folha com os procedimentos que apareceram nos grupos ou outros que você julgue importante discutir. Exemplo: 1+1/2+1/6=3/2+1/6=1+2/3. Os alunos podem sair com argumentos do tipo: 1 são duas metades, então 1 mais ½ é o mesmo que três metades.
Esta forma de trabalhar com as crianças a noção de equivalência antes de recorrer ao algoritmo para obter frações equivalentes (a multiplicação do numerador e do denominador por um mesmo número tem como resultado uma fração equivalente à que foi dada).
3ª etapa
O material concreto também ajuda a explicar as frações equivalentes. Por exemplo: 1/6+1/6=2/6. Se o professor quer mostrar que essa fração tem equivalentes menores e pode ser simplificada precisa provar que 2/6 é igual a 1/3. Como jogo das frações equivalentes as crianças entendem o que são estas frações antes de aprender o que é MMC e MDC.
Construindo o jogo
Recorte círculos com as frações que você escolheu. Cole-os nas tampas ou em outro papel com uma cor que destaque bem.
Una todas as tampas com fita de cetim ou cordão, mostrando a equivalência.
Como jogar
Uma criança de cada vez canta a música “uni duni tê, salame mínguê, o sorvete colorê, o escolhido foi você” apontando para as tampinhas. Quando a música acabar, a última tampinha apontada pelo aluno deverá ser representada na tabela apresentada em folha de papel pardo ou no próprio quadro negro, e a tampinha deve ser virada sendo que a brincadeira recomeça com outro aluno cantando e apontando.
Outro jogo é o framinó, as regras são as mesmas do dominó tradicional, mas os alunos terão que associar a forma numérica das frações á sua representação gráfica.
As peças do framinó são montadas em retângulos de papel A4, as divisórias podem ser feitas com fita isolante ou papel duplex preto.
Desenham-se barras representando as frações e pintado-as com canetas de hidrocor, escreve-se a fração de um lado e colam-se as representações do outro.
Avaliação
Pedir sempre que os grupos justifiquem suas respostas. O professor deve ajudar a turma a perceber, durante os trabalhos, que uma mesma fração é representada de diferentes formas.Deve-se observar o aprendizado da turma no desenvolvimento dos trabalhos e jogos, caso perceba dificuldades retome as atividades.