Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 18 do TP5. A seguir, está o que a professora concretizou:
a) Resultados observados em sala de aula
A turma é extremamente quieta, e fizeram a atividade silenciosamente, e assim continuaram na hora de conversarmos sobre como pensaram e o que fizeram. Verifiquei que a maioria tenta fazer mentalmente e dão respostas curtas, mesmo com o meu pedido de detalhar as soluções. Não tiveram dificuldade em chegar às respostas. Para deixá-los mais animados brincamos que a atividade da pág.66 era a simulação de um teste de emprego, onde eles estariam formulando uma pesquisa de orçamento para mostrar ao dono de um escritório. Até se divertiram e quiseram saber se estariam empregados ou não, sendo que alguns que fizeram com pouco capricho já concluíam por conta própria que não conseguiriam a vaga. Fato que os fez pensar em tentar caprichar mais das próximas vezes.
b) Aplicação da tarefa na sala de aula
Análise Combinatória
Objetivos:
- Trabalhar a multiplicação na forma de combinação;
- Trabalhar a idéia da análise combinatória aplicada a situações do dia-a-dia;
- Trabalhar com tabelas.
Conteúdos: Multiplicação; Análise Combinatória; Tabelas.
Público: 8ª série da EJA.
Tempo: 80 min.
Material: Cópias da situação problema da pág. 66 da TP5.
A Aula:
1° passo: Distribuir as cópias da atividade 2 da pág. 16 da AA5, e cópias da atividade 9 da pág. 66 da TP5.
2° passo: Pedir que os alunos elaborem a solução em forma de tabela.
3° passo: Os alunos fazem os cálculos.
4° passo: Discutir os resultados com os alunos.
a) Resultados observados em sala de aula
A turma é extremamente quieta, e fizeram a atividade silenciosamente, e assim continuaram na hora de conversarmos sobre como pensaram e o que fizeram. Verifiquei que a maioria tenta fazer mentalmente e dão respostas curtas, mesmo com o meu pedido de detalhar as soluções. Não tiveram dificuldade em chegar às respostas. Para deixá-los mais animados brincamos que a atividade da pág.66 era a simulação de um teste de emprego, onde eles estariam formulando uma pesquisa de orçamento para mostrar ao dono de um escritório. Até se divertiram e quiseram saber se estariam empregados ou não, sendo que alguns que fizeram com pouco capricho já concluíam por conta própria que não conseguiriam a vaga. Fato que os fez pensar em tentar caprichar mais das próximas vezes.
b) Aplicação da tarefa na sala de aula
Análise Combinatória
Objetivos:
- Trabalhar a multiplicação na forma de combinação;
- Trabalhar a idéia da análise combinatória aplicada a situações do dia-a-dia;
- Trabalhar com tabelas.
Conteúdos: Multiplicação; Análise Combinatória; Tabelas.
Público: 8ª série da EJA.
Tempo: 80 min.
Material: Cópias da situação problema da pág. 66 da TP5.
A Aula:
1° passo: Distribuir as cópias da atividade 2 da pág. 16 da AA5, e cópias da atividade 9 da pág. 66 da TP5.
2° passo: Pedir que os alunos elaborem a solução em forma de tabela.
3° passo: Os alunos fazem os cálculos.
4° passo: Discutir os resultados com os alunos.
FOTOS: