quarta-feira, novembro 04, 2009

Matemática – Sequência didática para o 2ª série do ensino fundamental por Rosiméri Ana dos Santos da Silva

G.E. Profª Evanda Sueli Juttel Machado

Série: 2ª

Conteúdo: Medidas de Tempo

Objetivos

- Identificar os instrumentos utilizados para medir o tempo.
- Reconhecer a duração das unidades de tempo: dia, semana, Mês, ano e identificar as relações entre elas.
- Saber em que dia, mês e ano estão.
- Utilizar o calendário para assinalar ou para encontrar uma data determinada.
- Conhecer a hora e o minuto, relacionando estas unidades entre si.
- Ler horas no relógio digital e analógico.
- Resolver situações problema que envolvam medidas de tempo.

Recursos utilizados: Giz, calendário, relógios, cartolina, prato, cola, tenaz, fita adesiva, tesoura, canetinha, régua, folhas coloridas e livro.

Desenvolvimento/Metodologia

1ª etapa

Iniciarei a sequência didática investigando o que os alunos sabem sobre medidas de tempo. Após o diálogo será mostrado um calendário e pedirei que os alunos identifiquem os dias da semana e os meses explorando sua organização. Será solicitado aos alunos que formem 12 equipes para a construção de um calendário.

2ª etapa

Retornar ao calendário construído pelos alunos.
Propor situações problemas como:

Em que dia da semana começou o mês de setembro?
A escola desfilou no último domingo do mês de agosto, qual foi este dia?
Dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças, quantos dias faltam para este dia chegar?

E outras situações propostas pela professora ou sugeridas pelos alunos.
Registrar no caderno dos alunos algumas atividades, utilizando o livro “A conquista da matemática”, páginas 232/233/234/235.

3ª etapa

Será introduzida a leitura das horas. Com um relógio explicando o seu funcionamento. Após esse momento, os alunos construiram cada um o seu relógio analógico e será proposto situações problema para que seja feita a leitura das horas utilizando esse relógio.

4ª etapa

Retornar a medida de tempo: hora.
Será construído um relógio digital como a do livro “A conquista da matemática” as horas que forem sendo pedidas.
No segundo momento, com os dois relógios (analógico e digital) será pedido aos alunos que encontrem as seguintes horas: 13 h, 15h, 14:20 h........iniciando assim um questionamento: Como posso encontrar essas horas no relógio analógico, sabendo que o mesmo só marca até o número 12?
Esse questionamento servirá para avaliar se os alunos aprenderam a ler as horas. Se isso não ocorrer, voltasse na próxima aula explicar novamente o funcionamento do relógio analógico (a marcação das horas).

5ª aula

Revisar o tema horas (funcionamento do relógio) se necessário. Registrar no caderno as seguintes situações problema.

a) Papai saiu de viagem às 6 h e chegou às 19h e 45 min. Quanto tempo durou a viagem?
b) Mamãe saiu de casa às 9 h e voltou às 11 h e 25 min. Quanto tempo ela ficou fora de casa?
c) Na escola, a aula começa ás 13 h e termina às 17 h. Qual o tempo de duração da aula?
d) Quantos dias correspondem a 48 horas?
e) Se plantarmos uma semente hoje e ela demora 1 mês para crescer, em que dia iremos colher?
f) Camila nasceu no dia 15 de maio e Luciana nasceu no dia 15 de junho do mesmo ano.
Quem é a mais velha?
Quanto tempo a mais?