quarta-feira, novembro 04, 2009

Matemática – Sequência didática para o 3ª série do ensino fundamental por Professora Marisete

G.E. Profª Francisca Raimunda Farias da Costa

Série: 3ª Disciplina: Matemática

Tema: Agora temos que pagar pedágio

Tempo estimado: 1 bimestre - 2 meses.

Objetivo

Contribuir ao conhecimento dos alunos, visando que se faz necessário pagamento de uma taxa para transitar na BR 101. Orientando-os que pagamento é custo, que é o preço pago por um serviço, ou por uma mercadoria.

Objetivos Específicos

- Resolver situações problema (adição, subtração), referente á tickes pagos no pedágio (trazidos por eles);
- Identificar o uso de placas (ao longo da BR) como facilitador para interpretação de informações;
- Explorar situações problema com dados apresentados em textos, etiquetas, panfletos (preços) de outros produtos;
- Reconhecer células moedas em circulação no Brasil;
- Valorização da troca de experiências com colegas;
- Reconhecer os valores (taxas do pedágio) que são cobrados e diferenciados para cada veículo que passa pela catraca.

Conteúdos

- Sistema monetário brasileiro – moedas e cédulas;
- Conhecimentos envolvidos no processo de cálculos e situações problema;
- Atividades de fixação e sequência didática.

Desenvolvimento/Metodologia

1ª etapa: a partir do comentário de um aluno “agora temos que pagar para passar na BR 101 para ir até o centro de Palhoça”, ou vice-versa, sentiu-se a necessidade de explorar essa novidade próxima de todos nós. E com isso incluir o estudo sobre o Sistema monetário Brasileiro no dia-a-dia dos alunos.

2ª etapa: dialogar sobre a existência da Praça de Pedágio, qual sua função, o porquê de sua criação e os valores a serem cobrados pelos motoristas.

3 ª etapa: diante de alguns tickes do pedágio elaborar situações problema envolvendo cálculos de adição e subtração, bem como desenvolver atividades de interpretação com os outros materiais (panfletos – valor do pedágio, etiquetas, cédulas e moedas,etc.).

4ª etapa: envolver e desenvolver esse tema em outras disciplinas como:
Português – leitura das reportagens dos jornais e montagem de mural, relato de notícias assistidas pela TV, produção de texto.
História: mudanças na história de Palhoça – fato novo dentro do município.
Geografia: modificações no relevo local da Praça de Pedágio.
Ciências: intervenções e influências ocorridas no Meio Ambiente.

Material necessário: Tickes do pedágio, etiquetas, panfletos do comércio, moedas, cédulas, cadernos dos alunos, material da sala de aula, jornais, reportagens na TV.

Avaliação: Será feita através do desempenho das atividades desenvolvidas pela participação e das informações do assunto. Pela resolução dos cálculos propostos.

Algumas atividades a serem realizadas:

Pesquisa no dicionário do significado da palavra pedágio.

Leitura e pesquisa de alguns tickes (trazidos na escola por eles mesmos), colocando cada um no seu caderno.
· Empresa responsável pelo pedágio;
· Local da praça de pedágio;
· Categoria do veículo;
. Valor pago;
· Número do recibo;
· Data e horário.

Situações problema

· Se um automóvel paga R$ 1,10 para passar no pedágio. Quanto que a empresa vai receber ao passarem:

5 automóveis....
8 automóveis....
100 automóveis....

· O valor do pedágio de uma moto é de R$ 0,55. Quanto que o motoqueiro irá gastar pela ida e volta dele?

· Em uma das cancelas passam em média 80 automóveis por dia. Quanto será arrecadado pela passagem desses automóveis?

· O pai de Gustavo passa no pedágio de micro-ônibus para levar os estudantes para a faculdade. Ele paga R$ 2,20 pelo pedágio, pois o veículo possui dois eixos. Quanto ele irá gastar de ida e volta?

· Sabendo que seu Guto gasta R$ 4,40 por dia de pedágio. Quanto ele irá gastar após:

5 dia...
10 dias...
15 dias...
30 dias...

Deveres: Pergunte ao seu pai o que quer dizer eixo.