sexta-feira, junho 19, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 6 do TP2 por Sandra Murita Pagani (cursista)

Sandra Murita Pagani, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 6 do TP2. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Nessa unidade foram trabalhados os conceitos matemáticos como:
- Números Relativos e Operações;
- Unidade de medidas de superfície, área, volume, massa, tempo;
- Grandezas

Foram nos apresentado situações problemas com números relativos onde não estamos acostumados a repassar dessa maneira para sala de aula, geralmente trabalhamos (eu) com situações financeiras, temperaturas e profundidades, já estamos acostumados a trabalhar assim e geralmente os alunos aprendem dessa maneira. É lógico que o aluno tem que ter conhecimento de situações diferentes, tem que ampliar seus conhecimentos matemáticos, mais não necessariamente aprender através de situações que nos foi apresentada na seção 2. Sinceramente gosto mais, e acredito que o aluno aprende rapidamente, operações com números relativos, quando o professor trabalha a realidade dele como, por exemplo, situações financeiras do cotidiano dele.

Não tive dificuldades para fazer as atividades propostas, mais ainda encontro dificuldades para trabalhar com o material dourado, portanto se tivéssemos a oportunidade de termos uma aula (oficina) com esse material seria maravilhoso, para que o nosso aluno compreenda melhor a mudança de unidade de medida.

b) Resultados observados em sala de aula

De início a tarefa não foi bem aceita pelos alunos, encontrei algumas dificuldades como um local adequado para correr descalço na Escola e a resistência dos alunos em correr descalço.

Assim que começamos a atividade, os alunos foram se interessando e a curiosidade em aplicar a tarefa (correr) em cálculos matemáticos foi levando-os a fazer a tarefa com mais interesse.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Tema: Números Relativos e operações por meio da organização de dados na comparação de resultados dos alunos numa corrida de 100 metros.

Conceitos Trabalhados: Números Relativos, Operações com os números Relativos, Medidas e Unidades de Medidas

Objetivos: Utilizar o tratamento de informação para promover os estudos dos números relativos e suas operações; Utilizar os conceitos de medidas, números decimais e grandezas.

Faixa Etária: 16 anos
Tempo: 125 minutos (3 aulas)
Material: Lápis, Papel, Cronômetro, Metro.

Situação Problema: Comparar o rendimento dos alunos, em segundos, correndo 100 metros

Atividades
1) Correr 100 metros.
a) Calçados e com calça comprida.
b) Calçados e com calção.
c) Descalços e com calça comprida.
d) Descalços e com calção.

ANEXOS