sexta-feira, junho 19, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 4 do TP1 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 4 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Sobre o texto da situação problema: A carga tributária do brasileiro. Isso é o brasileiro paga muito imposto e não participa da implantação de leis relacionadas ao assunto. Esse assunto não foi levado à discussão em sala de aula. Mas pesquisamos sobre por que o aluno do EJA em determinado momento pára de estudar e as conclusões foram porque precisam trabalhar o que contraria a hipótese do desinteresse de estudar.

b) Resultados observados em sala de aula

Atividade com a turma da 7a série do EJA. Inicialmente a turma se inteirou da problemática da desistência de estudar, e fizemos um questionário que relacionava os motivos que justificam por que o aluno do EJA parou em determinado momento de estudar.

Inicialmente houve divisão da turma em 4 grupos, e cada grupo aplicou o questionário numa das turmas do EJA. Fizeram a contagem para cada item relacionado, e definiram uma razão (frequência absoluta) que compara com o número de alunos que responderam o questionário.

Calcularam os percentuais relativos a cada fração (frequência relativa), e também o ângulo com relação aos 360o e 100%. Por último, fizeram os gráficos de cada turma e os cartazes.

Um ponto interessante que normalmente não ocorre é o da coleta de dados, através dos questionários, e em seguida o entendimento de fazer a contagem para cada item das respostas, que não foi necessário eu explicar.

As dificuldades encontradas foram de relacionar as duas variáveis: razão com a porcentagem e a porcentagem com o ângulo.

A importância dessa atividade é a de capacitá-los para fazer a leitura de gráficos. E como o gráfico é feito por eles de alguma forma isso é uma produção que valoriza todo o EJA.

Alguns fatos me chamaram a atenção, primeiramente essa atividade de alguma forma melhorou o relacionamento da turma. Também a valorização pessoal, onde cada um fez a sua parte para completar a atividade. E, por ultimo, como houve uma auto-avaliação decorrente da produção gráfica, os alunos deram-se as notas pela avaliação da própria participação.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

7a série – EJA

Apresentação: Essa atividade que envolve a estatística faz aplicação de questionário, tabelas e gráficos.

Objetivo: Exercitar o cálculo de números racionais positivos e aplicação de porcentagem.

Duração: 3 aulas
1a aula: Aplicação do questionário, contagem e relacionar frações;
2a aula: Completar a tabela: encontrar porcentagens de cada item, e calcular os respectivos ângulos.
3a aula: Elaborar os gráficos de setores e fazer os cartazes.

Estratégias: aula dialogada e uso de quadro e giz.

Conteúdos: Estudo da razão e da porcentagem e Estudo da Estatística: coleta de dados, contagem, tabelas, porcentagem e gráfico de setores.

O que é estatística?
Resposta: Estatística é um conjunto de métodos usados para obter, organizar e analisar informações numéricas.

O que é gráfico de setores?
Resposta: O gráfico de setores é muito utilizado em estatística, pois mostra as diversas partes em que se divide o todo.

Bibliografia: SONIA, Vieira. Wada, Ronaldo. O que é estatística. São Paulo: Brasiliense,1991.

Questionário: Aplicado nas quatro turmas do EJA.

PORQUE PAROU?
( ) TRABALHO
( ) CASAMENTO
( ) DESINTERESSE
( ) OUTROS. Quais?........................................................

TABELA

1o) Complete a tabela: POR QUE PAROU DE ESTUDAR?
(abaixo, um exemplo dessa tabela)

2o) Uma razão é a fração que relaciona duas medidas. Encontre a fração que relaciona cada item das respostas.

..........., ............, ............, e ................

3o) Calcule a porcentagem para cada fração em relação a 100%, nos itens 1, 2, 3, e 4. Faça o arredondamento do percentual para somar 100%, e escreva o valor numérico na tabela.

4o) Calcule o ângulo em relação a cada porcentagem, nos itens 1, 2, 3, e 4. Faça o arredondamento do ângulo para somar 360o e acrescente o valor numérico na tabela.


ANEXOS