sexta-feira, dezembro 04, 2009

Matemática – Sequência didática para a 6ª série do ensino fundamental por Maria Regina Nunes Lamim

U.E.: Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins
DOCENTE: Maria Regina Nunes Lamim
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 6ª série do ensino fundamental
TEMA: Sistema de medidas
CONTEÚDOS: Operações com números racionais, perímetro, área, volume, capacidade e medidas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Material de desenho, fita métrica, papel quadriculado, material dourado caixas tamanhos diversos, jornal, livro didático, etc.
OBJETIVO GERAL: Ampliar a construção do conceito de medida, percebendo sua aplicação em situações práticas do cotidiano, do trabalho, das ciências, etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Formalizar a definição de medida, partindo do conceito prévio dos alunos.
· Conhecer a história do sistema métrico decimal e da importância de se ter um padrão único de medidas.
· Definir os vários sistemas de medidas e suas utilizações.
· Resolver problemas usando medidas de comprimento.
· Resolver problemas usando medidas de superfície.
· Resolver problemas usando medidas de volume e de capacidade.
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Perguntar aos alunos o que eles entendem por medida.
2ª Etapa: Levar os alunos para a quadra e propor as seguintes atividades:
- medir uma distância determinada em passos, palmos, polegadas, braças e pés. A atividade deve ser realizada por dois alunos diferentes.
- anotar as medidas obtidas, e ao se constatar resultados diferentes para a mesma medição, falar sobre a história do sistema métrico decimal e da importância de haver um sistema único de medidas.
- em sala de aula, fazer a leitura do livro didático e os exercícios propostos.
3ª Etapa: Gincana das medidas
A turma será dividida em duplas, onde um aluno será o padrão de medida e o outro será o responsável pelas medidas e anotações. A dupla receberá uma tabela com as distâncias a serem medidas e a forma de medir. A dupla vencedora será aquela que entregar primeiro a tabela preenchida de modo que as colunas 3 e 4 tenham os resultados mais próximos possível.
4ª Etapa: Saída de Campo
Levar a turma a uma loja de material de construção para realizar uma pesquisa sobre qual produto se compra em metro, metro quadrado, metro cúbico, quilo, litros e polegadas.
5ª Etapa: Medidas de comprimento
Definir o metro como unidade padrão , bem como seus múltiplo e submúltiplos, realizando transformações de unidades. Definir perímetro e resolver problemas envolvendo esta definição.
6ª Etapa: Medidas de superfície
Definir o metro quadrado como unidade padrão de medida de superfície e em seguida construir um metro quadrado com jornal e com ele verificar qual é a área da:
- sala de aula;
- área do andar superior:
- parede lateral da sala
- quadra de esportes.
Em seguida generalizar a fórmula do cálculo de área de quadrados e retângulos, aplicando esta definição no cálculo de áreas em situações reais, como por exemplo, na planta de casas.
7ª Etapa: Medidas de volume e de capacidade
Levar para a sala de aulas caixas de tamanhos diversos, todos em forma de cubos e blocos, e formalizar a noção de volume como o espaço ocupado por um objeto. Definir e localizar em um bloco o comprimento, a largura e a altura, formalizando o cálculo do volume como o produto destas três dimensões.
Pedir aos alunos que tirem as medidas de uma caixa de fósforo, uma caixa de pasta de dentes, uma caixa de leite,do forno de microondas e da geladeira e em seguida calculem o volume de cada objeto, destacando o metro cúbico com unidade padrão.
Usar o cubo menor do material dourado como concretização do cm³, e propor atividades de construção de blocos dado o volume.
Conceituar capacidade e relacionar com volume, usando como exemplo o cálculo da capacidade da caixa de leite cujo volume foi calculado anteriormente, formalizando a relação entre as medidas de volume e de capacidade.
Resolver exercícios propostos.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o domínio dos conceitos e procedimentos através de trabalhos, provas, atividades em grupo e individuais,interesse e participação.