sexta-feira, dezembro 04, 2009

Matemática – Sequência didática para a 7ª série do ensino fundamental por Maria Regina Nunes Lamim

U.E.: Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins
DOCENTE: Maria Regina Nunes Lamim
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 7ª série do ensino fundamental
TEMA: Polígonos
CONTEÚDOS: Polígonos (definição, classificação, elementos, diagonais, perímetro e soma dos ângulos internos) e Construções geométricas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Listas de exercícios, material de desenho, peças do Tangram, malha quadriculada, etc.
OBJETIVOS:
· Definir polígonos;
· Determinar os elementos de um polígono: vértices, lados, ângulos internos e externos;
· Classificar os polígonos de acordo com o número de lados e de ângulos.
· Calcular o perímetro de um polígono dado;
· Calcular o número de diagonais de um polígono;
· Determinar a soma dos ângulos internos de alguns polígonos;
· Construir polígonos com o auxílio de régua, transferidor, compasso e outros instrumentos de desenho.
TEMPO ESTIMADO: 10 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1ª etapa: A partir de um quadrado de papel, realizar dobraduras que resultem em um Tangram. As figuras que compõem o Tangram, serão utilizadas para definir um polígono como a reunião de uma linha fechada simples, formada apenas por segmentos de retas, com sua região interna.
2ª etapa: Falar sobre a lenda do Tangram, propondo a montagem de algumas figuras.
3ª etapa: Destacar os vértices, os lados, os ângulos internos e externos de cada polígono obtido na etapa anterior.
4ª etapa: Elaborar uma tabela com os nomes dos principais polígonos de acordo com o seu número de ângulos.
5ª etapa: Exemplificar o cálculo do perímetro de alguns polígonos, aproveitando para relembrar unidades de medidas de comprimento e suas transformações;
6ª etapa: Determinar geometricamente e algebricamente o número de diagonais de um polígono;
7ª etapa: Resolver lista de exercícios;
8ª etapa: Usando um transferidor,medir os ângulos internos de um polígono dado e concluir o valor da medida de seus ângulos internos.
9ª etapa: Construir triângulos, quadriláteros e outros polígonos, dadas suas medidas, utilizando os instrumentos de desenho.
AVALIAÇÃO: Será realizada através da observação do interesse e da participação dos alunos, de uma prova sobre os temas estudados e de uma sequência de construções geométricas propostas.