domingo, agosto 16, 2009

4º Encontro de Matemática da equipe multidisciplinar - 5ª a 8ª séries

1. Título: Sequência didática e Portfólio
2. Objetivos:
- Socializar uma sequência didática escrita pelos professores que foi solicitada no encontro anterior;
- Discutir o que é sequência didática e portfólio para o grupo multidisciplinar;
- Estudar sequências didáticas publicadas pela revista Nova Escola;
3. Conteúdos/Assuntos: Conteúdos matemáticos diversos (do ensino fundamental), sequência didática e portfólio.
4. Público: professores de matemática da rede municipal de Palhoça
5. Tempo estimado: 3 horas
6. Material necessário: Equipamentos para projeção de slides, caixa de som, tarefa do encontro anterior, caneta e bloco para anotações.
7. Desenvolvimento: os documentos utilizados e comentados estão em anexos.
8. Avaliação/Resultados
Nosso quarto encontro aconteceu no dia 13/08/09 na Escola Básica Prefeito Reinaldo Weingartner e contou com a presença de cinco professores. Novamente uma representação de menos de 50% do quadro de professores que o município de Palhoça tem atualmente. Mas, como já havia relatado, essas pessoas que compareceram estão se dedicando e compartilhando com muita responsabilidade todos os momentos oferecidos. São pessoas que merecem todo nosso respeito, dedicação e admiração.
Como havia sido combinado, falamos sobre Sequências didáticas e Portfólio. Foi tranquilo para os professores essa exposição por todos terem noção do que se tratava. Inclusive, dos cinco professores, dois já haviam feito suas sequências didáticas e puderam apresentá-la para o grupo. Pudemos conhecer duas sequências didáticas, elaboradas para nossa realidade, sobre Frações propostas para a 5ª série e uma sobre Álgebra proposta para a 7ª série.
Algumas sequências didáticas da Nova Escola foi oferecida para os professores poderem analisar. As edições entregues foram:
- Dezembro 2007 – nº 208 – ano XXII – páginas 46 a 49;
- Abril 2009 – nº 221 – ano XXIV – páginas 48 a 51;
- Dezembro 2008 – nº 218 – ano XXIII – páginas 58 e 59;
- Janeiro/fevereiro 2008 – nº 209 – ano XXIII – páginas 59 a 61;
- Junho/julho 2008 – nº 213 – ano XXIII – páginas 68 a 71;
- Janeiro/fevereiro 2009 – nº 219 – ano XXIV – páginas 60 a 63;
- Março 2008 – nº 210 – ano XXIII – páginas 72 a 75 e 86 a 87.
No próximo encontro, todos se comprometeram em relatar as experiências ao aplicar essa metodologia em sala de aula. Após o intervalo, terminamos o encontro após os professores de todas as disciplinas assistiram a um vídeo.