quarta-feira, julho 15, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Mariza Campos Gavilan (cursista)

Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Essa unidade trouxe uma introdução bastante curiosa sobre seguradora e modelos de mortalidade, coisa que nunca tinha me passado pela cabeça, muito legal!
Depois um texto sobre modelagem bem claro e de simples compreensão, muito útil mesmo para quem já conhece um pouco do assunto.
A unidade também fala de funções evidenciando a taxa de variação, que mais chamamos de coeficiente angular e o coeficiente linear.
Ainda em tratando de funções o texto faz referência à matemática financeira, especificamente sobre juros simples e compostos correlacionando com funções lineares e exponenciais respectivamente.

b) Resultados observados em sala de aula

A tarefa não era difícil, mas com vários acontecimentos que fizeram as aulas serem dispensadas, entre eles cursos e greve no transporte coletivo, a tarefa acabou por ficar atrasada e, como isso me preocupava, passou a ser difícil, mas foi concluída.
A principal dificuldade que tive foi encontrar a turma que se aplicaria melhor, pois mesmo sem achar que conteúdos não podem sair da sequência tradicional, estamos no final do bimestre concluindo atividades e recuperando conteúdos que não foram bem aprendidos.
Finalmente encontrei a turma onde achei que a atividade seria bem feita e realmente foi. Apesar de ser difícil para alguns alunos terem que decidir por conta dos gastos. Alguns reclamaram que não gostam de pescarias, outros que não vão à festa de igreja, um disse que iria à escola porque lá estariam todas as pessoas que ele conhece. Mas também achei que a discussão foi rica e no final o fator gasto ficou sendo mesmo o melhor critério de escolha.
Porém mais uma vez não foi completada nessa aula, ficou o gráfico e as equações para próxima.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Variáveis - Sequência didática

Objetivos: Utilizar os conceitos de álgebra, usando variáveis; Reconhecer a interdependência entre variáveis; Trabalhar com um problema concreto.

Conteúdos: Álgebra; Confecção de tabelas; Tomada de decisões; Gráficos.

Público: 7ª série da EJA.
Tempo: 45 min.
Material: caderno.

A Aula:

1° passo: Pedir aos alunos leiam com atenção o problema propostos
2° passo: Resolver as questões 1, 2 e 3.
3° passo: Responder a questão principal que é a tomada de decisão de qual festa participar.
4° passo: Discutir com os alunos o porquê das respostas dadas.
5° passo: Fazer um gráfico.
6º passo: Discutir com os alunos a interdependência das variáveis.
7º passo: Responder a questões 4, que pede para encontrar a equação.
Conclusão: Os alunos fizeram as questões 1, 2 e 3 com facilidade. Precisamos de algum tempo de discussão para tomar a melhor decisão sobre qual a festa deveria ser escolhida, ainda assim tiveram alunos irredutíveis. Fazer o gráfico e a questão 4, vai ficar para a próxima aula.

ANEXO