Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 10 do TP3. A seguir, está o que a professora concretizou:
a) Síntese da unidade
A unidade 10 trouxe duas lembranças: a importância da geometria e da época de graduação quando fiz um pequeno projeto de trabalhar com mosaicos de polígonos feitos em madeira. A idéia era trabalhar ângulos e semelhança através de revestimento e nas fontes de pesquisa estava o livro também citado na unidade ”Imenes, L.M. Geometria dos mosaicos”. Bom lembrar!
Acho a idéia de trabalhar com mosaicos lúdica e artística, e isso pode ser fonte de motivação para os alunos, pois aprender matemática dessa forma é bem mais harmonioso.
a) Síntese da unidade
A unidade 10 trouxe duas lembranças: a importância da geometria e da época de graduação quando fiz um pequeno projeto de trabalhar com mosaicos de polígonos feitos em madeira. A idéia era trabalhar ângulos e semelhança através de revestimento e nas fontes de pesquisa estava o livro também citado na unidade ”Imenes, L.M. Geometria dos mosaicos”. Bom lembrar!
Acho a idéia de trabalhar com mosaicos lúdica e artística, e isso pode ser fonte de motivação para os alunos, pois aprender matemática dessa forma é bem mais harmonioso.
A idéia de preenchimento de espaço foi bem legal também. Vejo que essa atividade trabalha com muitos itens, desde recortar e colar, marcar e ligar pontos, até o ensino de ângulos e semelhança de polígonos e poliedros, abrangendo assim vários assuntos e facilitando a vida do professor que não acha espaço no programa para incluir geometria.
b) Resultados observados em sala de aula
b) Resultados observados em sala de aula
A turma escolhida foi a quinta série da EJA, por ser uma turma que não tinha qualquer conhecimento de geometria, eu quis aproveitar a atividade para trazer um pouco de informação na área.
Porém esbarramos em uma dificuldade que eu não previ, a pouca prática de recortar, colar, marcar e ligar pontos. Pelo menos três alunos tiveram que pegar outra cópia para recortar, e para colar os que tinham mais prática ajudaram os outros, e ainda assim não ficou maravilhoso. As marcas para fazer o octaedro truncado foram muito difíceis de serem feitas por eles, quase todos precisaram de ajuda.
E pela primeira vez após a aplicação de uma atividade alguns alunos disseram que nessa aula não fizeram atividade importante.
Talvez aqui apareça um reflexo de deixarmos sempre a geometria para um segundo plano, em detrimento de cumprirmos um programa de álgebra e aritmética, não sobra tempo para geometria, e assim os próprios alunos pensam que ela não é importante.
E pela dificuldade dos alunos em recortar e colar verifiquei que essas atividades também precisam ser trabalhadas com os adultos também.
c) Aplicação da tarefa na sala de aula
Poliedros
c) Aplicação da tarefa na sala de aula
Poliedros
Objetivos: Conhecer poliedros; Analisar poliedros para ocuparem um espaço; Conhecer ângulos e ângulos complementares; Identificar semelhanças.
Conteúdos: Geometria espacial; Geometria plana; Ângulos; Volume.
Público: 5ª série da EJA.
Tempo: 45 min.
Material: Folhas com a planificação do poliedro que será montado; Tesoura; Cola.
A Aula:
1° passo: Mostrar aos alunos a planificação do octaedro regular, identificando os polígonos que o compõe.
2° passo: Os alunos recortam e montam o octaedro.
3° passo: Juntar todos os octaedros tentando ocupar o espaço sem deixar espaços vazios entre eles.
4° passo: Discutir com os alunos o porquê não é possível fechar totalmente o espaço.
5° passo: Em outra cópia da planificação, dividir todas as arestas em três partes e recortar as partes das extremidades.
6º passo: montar novamente o octaedro, agora truncado.
7º passo: Juntar novamente todos os octaedros truncados tentando ocupar o espaço sem deixar espaços vazios entre eles.
8° passo: Discutir com os alunos o porquê agora é possível fechar totalmente o espaço.
Conclusão: Os alunos tiveram muita dificuldade para recortar e colar os octaedros, o que gerou inclusive novos poliedros. Mesmo assim conseguimos juntar os octaedros regulares e verificar que não se encaixavam perfeitamente. As respostas para isso foram variadas: “Nunca que ia dar certo, fizemos muito torto”, “O papel é muito mole e amassa, por isso não dá pra encaixar”. Conversei então sobre os ângulos, mas esperei o poliedro truncado para fechar a discussão. Porém o poliedro truncado ficou no caminho, mesmo com ajuda, só conseguimos dois poliedros bem recortados e montados corretamente, o que dificultou a conclusão do trabalho.
Fotos: