sexta-feira, julho 17, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 10 do TP3 por Mariza Campos Gavilan (cursista)

Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 10 do TP3. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

A unidade 10 trouxe duas lembranças: a importância da geometria e da época de graduação quando fiz um pequeno projeto de trabalhar com mosaicos de polígonos feitos em madeira. A idéia era trabalhar ângulos e semelhança através de revestimento e nas fontes de pesquisa estava o livro também citado na unidade ”Imenes, L.M. Geometria dos mosaicos”. Bom lembrar!
Acho a idéia de trabalhar com mosaicos lúdica e artística, e isso pode ser fonte de motivação para os alunos, pois aprender matemática dessa forma é bem mais harmonioso.
A idéia de preenchimento de espaço foi bem legal também. Vejo que essa atividade trabalha com muitos itens, desde recortar e colar, marcar e ligar pontos, até o ensino de ângulos e semelhança de polígonos e poliedros, abrangendo assim vários assuntos e facilitando a vida do professor que não acha espaço no programa para incluir geometria.

b) Resultados observados em sala de aula
A turma escolhida foi a quinta série da EJA, por ser uma turma que não tinha qualquer conhecimento de geometria, eu quis aproveitar a atividade para trazer um pouco de informação na área.
Porém esbarramos em uma dificuldade que eu não previ, a pouca prática de recortar, colar, marcar e ligar pontos. Pelo menos três alunos tiveram que pegar outra cópia para recortar, e para colar os que tinham mais prática ajudaram os outros, e ainda assim não ficou maravilhoso. As marcas para fazer o octaedro truncado foram muito difíceis de serem feitas por eles, quase todos precisaram de ajuda.
E pela primeira vez após a aplicação de uma atividade alguns alunos disseram que nessa aula não fizeram atividade importante.
Talvez aqui apareça um reflexo de deixarmos sempre a geometria para um segundo plano, em detrimento de cumprirmos um programa de álgebra e aritmética, não sobra tempo para geometria, e assim os próprios alunos pensam que ela não é importante.
E pela dificuldade dos alunos em recortar e colar verifiquei que essas atividades também precisam ser trabalhadas com os adultos também.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Poliedros

Objetivos: Conhecer poliedros; Analisar poliedros para ocuparem um espaço; Conhecer ângulos e ângulos complementares; Identificar semelhanças.

Conteúdos: Geometria espacial; Geometria plana; Ângulos; Volume.

Público: 5ª série da EJA.
Tempo: 45 min.
Material: Folhas com a planificação do poliedro que será montado; Tesoura; Cola.

A Aula:
1° passo: Mostrar aos alunos a planificação do octaedro regular, identificando os polígonos que o compõe.

2° passo: Os alunos recortam e montam o octaedro.

3° passo: Juntar todos os octaedros tentando ocupar o espaço sem deixar espaços vazios entre eles.

4° passo: Discutir com os alunos o porquê não é possível fechar totalmente o espaço.

5° passo: Em outra cópia da planificação, dividir todas as arestas em três partes e recortar as partes das extremidades.

6º passo: montar novamente o octaedro, agora truncado.

7º passo: Juntar novamente todos os octaedros truncados tentando ocupar o espaço sem deixar espaços vazios entre eles.

8° passo: Discutir com os alunos o porquê agora é possível fechar totalmente o espaço.

Conclusão: Os alunos tiveram muita dificuldade para recortar e colar os octaedros, o que gerou inclusive novos poliedros. Mesmo assim conseguimos juntar os octaedros regulares e verificar que não se encaixavam perfeitamente. As respostas para isso foram variadas: “Nunca que ia dar certo, fizemos muito torto”, “O papel é muito mole e amassa, por isso não dá pra encaixar”. Conversei então sobre os ângulos, mas esperei o poliedro truncado para fechar a discussão. Porém o poliedro truncado ficou no caminho, mesmo com ajuda, só conseguimos dois poliedros bem recortados e montados corretamente, o que dificultou a conclusão do trabalho.

Fotos: