sexta-feira, julho 17, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Cícero Clóvis da Silva (cursista)

Cícero Clóvis da Silva, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade
Nessa unidade trabalhamos os conceitos matemáticos: porcentagem, juros, plano cartesiano, funções lineares, gráficos e unidades de medidas.
Como nas outras unidades, a maior dificuldade foi a falta de tempo para realizar todas as atividades. Nas atividades realizadas não encontrei grandes dificuldades, a leitura das seções fica cada vez mais interessante, pois vem acrescentar para nós, professores e alunos, novas maneiras de pensar a matemática no mundo real.

b) Resultados observados em sala de aula
Ao falar da atividade com os alunos, foi possível perceber que eles não tinham conhecimento de como construir um gráfico, assim, iniciei a atividade mostrando o que é um plano cartesiano.
O tema festa junina foi interessante de se trabalhar, pois é do conhecimento de todos os educandos.
Uma das dificuldades foi fazê-los entender como encontrar as equações que pudesse representar qualquer uma das situações dadas. As variáveis também são para eles, algo difícil de assimilar.
Outra dificuldade que eles encontraram foi montar o gráfico quando um dos valores do par ordenado é zero.
Já quanto aos cálculos e construções das tabelas, não tiveram grandes problemas. Quando eles estavam fazendo os cálculos para a construção das tabelas, um dos grupos interpretou que para cada ida à pescaria, teriam que entrar e sair da festa, e entrar novamente. Questionei se isso acontecia na realidade, então conseguiram entender e resolver os exercícios propostos desta atividade.
Assim todos realizaram as atividades, alguns ainda com muita dificuldade.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Objetivos: Transcrever da situação real para linguagem matemática; Resolver as expressões aritméticas para preencher as tabelas; Construir plano cartesiano; Transportar os dados das tabelas para os gráficos; Comparar tabelas e gráficos.

Conteúdos: Expressões aritméticas; Elaborações das equações; Construções de gráficos; Unidades de medidas; Função linear.

Público: 7ª série - EJA
Tempo: 160 min
Material: Régua, lápis, folha branca e muita borracha.

Aula
1º passo: Mostrar para a turma uma nova atividade.
2º passo: Construir o plano cartesiano.
3º passo: Apresentar a professora Karina (formadora)
4º passo: Formar as equipes.
5º passo: Distribuir a atividade a ser realizada.
6º passo: Acompanhar os trabalhos nas equipes.
7º passo: Preenchimento das tabelas.
8º passo: Construções dos gráficos.
9º passo: Conclusão com a comparação das tabelas e gráficos, verificando até quantas vezes era vantagem ir numa ou na outra festa.

Conclusão: Mais um desafio alcançado com muito trabalho, porém realizado, acredito que com objetivo alcançado, talvez não tenho conseguido atingir 100% dos alunos, já que trabalhamos com um público heterogêneo, mas ouvindo os comentários de alguns estudantes, me sinto mais à vontade para novas aventuras na matemática.

Fotos:



Trabalho

ANEXO
Relato feito pela formadora, Karina, referente à visita da aula apresentada acima - http://www.megaupload.com/?d=M7T97JFO
(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")