sexta-feira, julho 17, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 6 do TP2 por Ottoniel Carlos Tomaz (cursista)

Ottoniel Carlos Tomaz, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 6 do TP2. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Durante a leitura dos termos propostos no material didático, fiz uma reflexão sobre as formas de trabalho e situações problemas, relacionadas com o esporte ou em relação às disciplinas como educação-física, onde são atividades que vários dados são de nosso conhecimento, como as operações com números inteiros e suas características, bem como o tratamento da informação, média, massa, entre outros.
No entanto, ao relacionar o esporte com a matemática, a informação de onde são coletados os dados matemáticos e bastante interessantes, sendo que várias áreas do conhecimento dentre estes a produção humana voltada para o atletismo como o exemplo do livro didático.
Entretanto, vários aspectos são considerados entre estes índices de massa corporal, altura, peso entre os velocistas buscam tempo como segundos e milésimos de segundo, centímetro, milímetro entre outros valores.
Assim sendo, quando falamos em esporte, neste contexto, estão contidos valores, conceitos que são trabalhados na matemática como; razão, proporção, médias, probabilidade, estatística, gráficos que são utilizados na construção curricular através dos planos de unidade, plano de aula bem como outras formas de ensinar matemática.
Porém, este tipo de atividade, agrega valores para a educação tendo como mais uma ferramenta no auxílio do aprendizado. Mas, que é preciso saber manuseá-la , pois estas atividades fazem parte do nosso dia-dia e nas atividades escolares e que é possível identificar a diferença entre a capacidade física de um cidadão comum e um esportista, através do auxílio da matemática.

b) Resultados observados em sala de aula

Entretanto, a aula foi muito proveitosa onde os objetivos foram atingidos e também a comparação em relação às aulas anteriores onde os grupos tiveram mais agilidade em formarem suas equipes e por ser uma atividade fora da sala de aula em que para eles não era muito comum e ficaram muito contentes, pedindo qual seria a próxima atividade.
Um dos pontos interessantes foram à maneira com que eles competiam que pareciam estar num campeonato real valendo prêmio e que um aluno chegou a comentar: professor poderia dar um ponto extra para o grupo vencedor o senhor não acha! Vibravam muito e tive a imensa gratificação por ter sido elogiado pelos meus colegas de profissão, alguns nem tanto, mas um fato me chamou a atenção quando uma mãe ao fazer uma visita de rotina na escola, perguntou-me: que o senhor está fazendo que meu filho está tão entusiasmado assim com a matemática, uma vez que ele nunca teve afinidade com esta disciplina?
Então pude relatar a ela que estávamos fazendo algumas atividades paralelas as curriculares, mas com o objetivo de obter melhores avanços na área do aprendizado.
Diante disso, é possível rever muitos conceitos curriculares na qual este tipo de trabalho é muito aceito pelos alunos e o melhor que os conteúdos são absorvidos com mais ênfase e eficácia. Mas é preciso que este tipo de trabalho não pare, mas que ao longo dos anos venha ser implantado como parte obrigatória no currículo escolar.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Turma: 6ª série.
NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS.
O objetivo desta aula é trabalhar com números inteiros negativos, sua representação matemática e gráfica. Dentro deste contexto, serão explorados: razão em relação à distância e os tempos nas atividades esportivas, em que os alunos farão corrida e registrar seus próprios tempos ou suas marcas fazer associações com números negativos, utilizando os tempos alcançados.

Durante a aplicação do conteúdo, foram feitas algumas relações com os números positivos e negativos.
Ao abordar sobre esporte, o primeiro assunto foi o futebol, inclusive as garotas participaram dos debates. Aí veio a primeira pergunta: professor, como vou saber o que é negativo no esporte se o esporte é tudo de bom? No entanto, fiz algumas colocações concordando com a aluna dizendo: Sim, o esporte é tudo de bom, mas às vezes em uma partida de futebol, por exemplo, ocorrem fatos desagradáveis que inclusive os atletas são punidos com cartões amarelos ou vermelhos, assim, mesmo não tratando de números inteiros é um procedimento negativo, ok.
O bom! Reponde a aluna, então voltei ao tema proposto que não seria o futebol, mas que iríamos relacionar os tempos alcançados por cada um dos alunos no atletismo. Oba, oba, foi à resposta imediata, onde logo propus uma disputa em que cada atleta faria um percurso de 100 metros e os demais registrariam o tempo.
Dividimo-nos em grupos em virtude do tempo de aula, formando grupos com cinco e seis alunos, e cada grupo recebeu um nome de grupo A, B, C, D, E, F e G. Após as atividades concluídas, o grupo que se destacou foi o grupo “C”, onde o mesmo registrou o melhor tempo e automaticamente foi contestado pelos outros grupos como de costume, “crianças”.
Concluído, voltamos para sala e dirigi-me ao quadro onde ao anotar a marca do grupo “C”, mais protestos (no bom sentido), e logo fiz a comparação que entre os grupos teve marcas inferiores ao do grupo C e que por serem marcas inferiores, portanto negativas e que os demais grupos deveriam melhorar seus tempos para superar o grupo vencedor.
Diante disso, ao fazer a relação com velocidade e tempo, propus exercícios em que faríamos operações calculando diferenças entre os grupos e saber a relação com marcas negativas em relação aos grupos.

Ex:
Grupo C - distância= 100 mts
Tempo = 18,56 seg
Velocidade = 5,39 m/s

DISTÂNCIA ..... TEMPOS/SEGUNDOS ..... GRUPOS
100 mts ..................... 5,39 m/s .......................... C
100 mts ..................... 5,45 m/s .......................... A
100 mts ..................... 5,49 m/s .......................... D
100 mts ..................... 5,64 m/s .......................... G
100 mts ..................... 5,89 m/s .......................... E
100 mts ..................... 6,23 m/s .......................... B
100 mts ..................... 6,39 m/s .......................... F

Em seguida os números foram comparados aos números negativos, fazendo a relação entre os tempos dos grupos fazendo a seguinte pergunta; qual o tempo necessário que os demais grupos deverão atingir para superar a marca do grupo campeão, como foi considerado por eles o grupo C.

Ex: C - A 5,45 .................................................... F - D 6.39
- 5,39 = ( -0,06) .......................... - 5,49 = (- 0,90)