segunda-feira, julho 20, 2009

INTRODUÇÃO GERAL - RELATÓRIO GESTAR II por Jair Pereira

Este BLOG concentra pesquisas e metodologias sobre o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa no ensino fundamental da rede pública municipal de Palhoça - SC. Mais especificamente apresenta o material produzido por professores municipais que participaram da primeira etapa do Programa de Formação Continuada – GESTAR II. Trata-se de uma produção coletiva em cuja formulação todos os professores-cursistas da rede puderam contribuir. Estaremos contemplando tanto a teoria que embasa o GESTAR II quanto a sua materialização em sala de aula.
O que se observa, com o passar dos anos, com relação ao ensino de Língua Portuguesa, é que, mesmo com o surgimento de novas abordagens, a prática desenvolvida em sala de aula continua privilegiando uma única modalidade de língua, a culta. Há que se tomar muito cuidado quanto à artificialidade das situações de linguagem na escola e à prática pedagógica de caráter acentuadamente corretivo. Trilhando por uma concepção estruturalista (ainda que não o saiba), o professor organiza seu planejamento a partir de regras gramaticais, abordadas em frases desconexas, destituídas de qualquer contexto histórico.
Os planos de ensino organizados pelos professores da rede com assessoria da própria Secretaria Municipal de Educação comprovam tal prática. A listagem de conteúdos a ser trabalhada durante o ano letivo parece ser a única preocupação; outros aspectos como: metodologia, avaliação, por exemplo, não fazem parte da pauta de discussão.
De fato, o conhecimento, em sala de aula, é construído de forma fragmentada. O professor tem assegurada uma posição superior, de sabedoria plena e inquestionável; já ao aluno, atribui-se um papel secundário, passivo diante de todo o processo de ensino/aprendizagem. Trabalha-se num modelo de ensino extremamente tradicional, no qual a produção de conhecimento se dá apenas pelo trabalho do professor, auxiliado, quase sempre, pelo livro didático.
Exercendo a atividade de professor na rede pública de Palhoça, tenho observado que o ensino de Língua Portuguesa se sustenta predominantemente na transmissão da gramática normativa. As aulas tratam da identificação e memorização de conceitos gramaticais. Ainda se baseiam, na maioria dos casos, no treino ortográfico fora de um contexto histórico-metodológico norteador, como por exemplo, os princípios do sistema alfabético do Português do Brasil, cuja contextualização em alguns casos é marcada basicamente pela origem da palavra, o que em termos práticos pouco contribui com o processo de ensino/aprendizagem.
O aprendizado, que deveria ser marcado por uma concepção de linguagem discursiva, materializa-se em formas confusas e dissonantes, perdidas em inúmeras informações que são absorvidas pelo aluno. Tão importantes quanto a gramática são a expressão, a interação, o contexto, e ainda, a capacidade aprimorada de expressar-se socialmente. Por isso, a importância de se investir em uma concepção de aprendizagem (GESTAR II) que substitua essas práticas pedagógicas rotineiras e descontextualizadas.
Em Palhoça, o que motiva a adesão ao GESTAR II é a possibilidade de promover o redirecionamento do ensino de língua materna, no sentido de aproximá-lo, conceitual e metodologicamente, das Propostas Oficiais (PCN, PCSC, PCPH) objetivando reverter o estado caótico em que se encontra o ensino, em especial, o ensino de Língua Portuguesa.
Diante disso, optamos pela construção do BLOG, não só para investigar o entendimento que o professor cursista possui do Programa GESTAR II, mas também para mostrar a aplicabilidade dessa proposta e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem