segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 8° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

Neste encontro, estavam presentes 09 cursistas, mais a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Iniciamos as discussões às 18:30 horas das unidades 15 e 16 do TP4. Incluímos também no debate questões do AAA4 previamente selecionadas pelos professores. Em sua maioria foram atividades relacionadas às práticas de leitura e de escrita. Foi um momento importante, uma vez que os cursistas trouxeram propostas diferenciadas, a partir dos conteúdos apontados pelo Gestar II.
Posteriormente, abrimos espaço para que cada professor explicasse uma atividade retirada do AAA4, incluindo questões diferentes daquelas propostas. Interessante que muitos cursistas conseguiram estabelecer diálogos entre várias atividades do AAA4, ou seja, uma atividade foi complementada a partir de outra. Momento riquíssimo. Mais adiante, propusemos a leitura do texto “Por que meu aluno não lê?”. Solicitamos que cada cursista realizasse uma leitura silenciosa do texto e retirasse pontos relevantes para posterior discussão em grupo. Assim, construímos um debate importante, porque os cursistas puderam contribuir e, ao mesmo tempo, relacionar as ideias do texto à realidade de sua prática pedagógica.
Após este momento de discussão, encaminhamos as atividades semanais, procurando explorar atividades do AAA4, bem como o Avançando na Prática da Página 172 e 173 do TP4. Além disso, solicitamos aos cursistas que fizessem a leitura das unidades 17 e 18 do TP5.