segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 5° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

Iniciamos o 5° encontro com a apresentação de algumas atividades que podem ser criadas, a partir do texto “Essas Meninas” de Carlos Drummond de Andrade. Algumas propostas ao texto de Drummond seguem listadas abaixo:
Nome para as personagens, as meninas; local onde o fato ocorreu: cidade, bairro; o motivo do crime; quem praticou; o assassino foi preso? As meninas estudavam? E O nome da escola? A série? O nome do jornal que divulgou a notícia. E o jornalista? A reação dos pais das amigas da menina morta. Como estão as amigas atualmente? Esqueceram o fato ocorrido?
Sugeriu-se que os professores incluíssem outros elementos, além dos mencionados acima, que procurassem contemplar a realidade de seus alunos. A professora Alexandra comprometeu-se em organizar uma sequência didática utilizando o texto “Essas meninas” de Drummond e apresentar ao grupo no encontro seguinte, para que todos pudessem contribuir e aplicar em sala de aula, posteriormente.
Após essa discussão, iniciou-se a entrega dos relatórios e discussão dos resultados das atividades aplicadas em sala durante a semana. Neste momento do encontro, os professores reconheceram que as atividades propostas pelo GESTAR II contemplam com prioridade a leitura e a escrita. As atividades do TP3, páginas: 145, 160, 165, 167 também foram respondidas e discutidas pelos professores, que decidiram aplicá-las em sala de aula. Como tarefa, sugerimos a leitura do TP4, destacando pontos relevantes das questões abordadas. Cada cursista se responsabilizou pela apresentação de uma determinada leitura o próximo encontro