segunda-feira, julho 20, 2009

Relato de atividade Gestar II - texto "Essas Meninas"de Drummond por Maria Joema Dias

Tempo despendido com a atividade: aproximadamente 12 aulas

1º passo: Passei o conto “as meninas” (TP3) para os alunos copiarem, pedi atenção ao copiar, pois muitos alunos ainda têm dificuldade de copiar do quadro, e o fazem deixando palavras incompletas ou pulando algumas.

2º passo: Discutimos o texto, procurando entende-lo, e depois passei as questões de entendimento do texto propostas pelo material.

3º passo: Voltamos a discutir as questões, procurando extrair o máximo de informações do texto.

4º passo: Em seguida, passei as questões enviadas pelo Jair, que eu denominei como “Além do texto”, pois pedia que os alunos dessem nomes, locais e outros dados que não estavam no texto.

5º passo: Reescrever o texto acrescentando as novas informações, sem perder as antigas de vista.

6º passo: Pedi que relessem os textos, procurando possíveis erros ortográficos, de pontuação, acentuação ou ainda de sentido. Li cada texto com os alunos e sugeri algumas alterações quando necessário.

7º passo: Pedi que escrevessem o texto final, os quais (alguns) envio em anexo.

8º passo: Procurei esclarecer com toda a turma, o porquê de reescrever várias vezes um texto, o que é necessário perceber em cada revisão (coerência, coesão, etc), e ter em mente que quem vai ler, seja uma carta, um artigo ou um livro, não sabe o que o autor quer dizer, isto tem que estar claro no texto.

9º passo: Avaliamos o trabalho realizado.

Avaliação da atividade

O envolvimento dos alunos foi total, principalmente porque é um tema que os rodeia constantemente, tiveram boa participação oral e escrita, perceberam a necessidade de reescrever um texto e como ele pode ser alterado a cada revisão, disseram que muitas vezes ao revisar o texto, tinham vontade de acrescentar novas informações, o que deixou alguns textos bem extensos.
Ao fazermos a avaliação, procurei mostrar a eles como a gramática havia sido trabalhada na construção do texto, e tive a grata satisfação de vê-los pedir novos trabalhos com a mesma dinâmica.