segunda-feira, julho 20, 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: gêneros textuais por Gilberto da Silva

Conduzida por Gilberto da Silva –amelit676@yahoo.com.br - Copyright livre.

Objetivos

Apresentar aos alunos textos publicitários públicos e privados, instigando-os a perceber as diferenças de função, produção, alcance, função e todo o universo presente na manipulação das informações direcionadas ao leitor/consumidor.

Pressuposições:

Os alunos vão gostar da abordagem do tema que será feito através da apresentação de diversos recortes de anúncios publicitários presentes em seu dia-a-dia. Os alunos produzirão seus anúncios de forma criativa e agradável.

Resultados obtidos

Os alunos perceberam que na publicidade oficial, não há uma abordagem muito agressiva, enquanto que na publicidade privada o anunciante é muito mais agressivo na busca pelo consumidor. Os alunos também levantaram o problema da “enganação”, ou omissão de algumas informações presentes na publicidade privada.

Desdobramentos possíveis

Com o resultado dos anúncios publicitários pode-se abrir a discussão sobre o ponto-de-vista; como o aluno se colocaria na posição do parente “vendido” ou foco dos acontecimentos mais recentes como a venda de seres humanos nas regiões mais pobres do país.
O aluno vai ser levado a refletir como o seu parente mais velho vê o mundo de hoje e como esse parente se sente inserido na família (se participa economicamente ou não, se ocupa um espaço físico na casa, etc.)
No caso especifico da venda de seres humanos nas regiões mais desassistidas do país, levar o aluno a refletir sobre os motivos que fazem com que isso aconteça num país potencialmente rico, mais uma vez, colocando-se no lugar do outro para criar uma opinião critica baseada em algo mais racional e menos emocional.

Recursos: recorte de anúncios publicitários de produtos diferentes, propaganda oficial, quadro negro e giz.


Procedimentos

Pedi aos alunos que trouxessem recortes de anúncios publicitários à sala de aula.
Levei à mesma aula alguns recortes de propaganda governamental, e fizemos uma análise comparativa dos mesmos.
Pedi aos alunos que produzissem uma “propaganda governamental”.
A apresentação dos trabalhos foi feita (seguem amostras)
Na etapa seguinte pedi aos alunos que produzissem um anúncio publicitário, no qual estaria sendo oferecido um “parente indesejado”.
Tomamos o cuidado para não aparecer no anuncio os nomes ou rostos dos “entes queridos”, por questões direito de imagem, problemas judiciais, etc.
Os alunos trouxeram suas produções que foram coladas no corredor para apreciação pelos colegas. (seguem modelos).