segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 2° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - GESTAR II

O 2° encontro ocorreu no dia 17/04, às 18 horas, nas dependências da Escola profissional no centro de Palhoça. A mudança de local aconteceu devido à localização distante do CAIC. Por isso, os professores-cursistas optaram por outro lugar, que fosse de mais fácil acesso.
Neste encontro, estavam presentes oito professores. De início, discutiram-se as unidades 9 e 10 do TP3. Em seguida, o grupo foi dividido em duplas e cada dupla apresentou um breve relato oral das unidades estudadas. Muitos professores chamaram a atenção para a proposta pedagógica do programa que se distancia do ensino centrado na gramática tradicional. Por meio das intervenções dos cursistas, percebeu-se que todos haviam lido as unidades sugeridas. Foi um momento importante, pois as discussões encaminharam as próximas atividades.
Posteriormente, o formador apresentou, em forma de síntese, as teorias trazidas pelas unidades 9 e 10 do TP3. Aqui todos puderam contribuir e tirar as suas dúvidas acerca dos assuntos discutidos. Um das seções mais debatidas foi a que trata do gênero poético: cordel. Pois, muitos cursistas tinham um conhecimento reduzido acerca dessa literatura.
Na última etapa do encontro, solicitou-se ao professor-cursista que aplicasse em sala de aula o “Avançando na Prática” da página: 25, do TP3. Aos cursistas, solicitou-se, também, que escrevessem em forma de relatório todos os passos seguidos para o desenvolvimento da atividade proposta. Já que se tratava de uma produção textual, sugeriu-se aos professores que trouxessem exemplares da produção de seus alunos para apresentar no próximo encontro. Todos concordaram com a ideia e consideraram importante divulgarem o seu trabalho.