segunda-feira, setembro 14, 2009

Relatório da seção "Avançando na Prática" do TP6 - GESTAR II - por Anderson Goulart

A comunicação é algo que nos move dentro de uma sociedade. Assim, todo indivíduo necessita fazer uso da sua língua materna para que haja dialógo com as demais pessoas. Foi desse modo, que iniciei a discussão com a 5ª série da EJA. Num primeiro momento, discutimos o conceito de língua como um sistema de signos. Um sistema pensado como a identidade de um país, com suas respectivas regras e exceções, e utilizado de diferentes formas pelas diferentes esferas sociais. O uso do código é, portanto, a linguagem que se manifesta de acordo com fatores sociais, históricos, econômicos e políticos dentro de uma cultura.
Partindo dessas discussões, analisamos duas tirinhas de histórias em quadrinhos. Tanto na primeira, quanto na segunda, discutimos as condições de produção específicas de cada texto. Personagens, temas, humor, diálogo entre os textos verbais e não verbais. A ideia foi a de propiciar um momento de reflexão acerca do gênero “história em quadrinhos” e da infuência da imagem sobre as falas dos personagens, no que se refere à construção de sentidos. Apesar das dificuldades, como a que apresentaram em perceber a ironia em ambos os textos, os alunos participaram das discussões e arriscaram suas leituras enquanto estimulados.