quarta-feira, março 23, 2011

Pró-Letramento na Rede Municipal de Palhoça por Jair J Pereira

A secretaria Municipal de Educação de Palhoça em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina está oferecendo aos professores do ensino fundamental, anos iniciais, mais uma edição do Programa de Formação Continuada, Pró-Letramento. Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino estão participando dessa formação que procura oferecer suporte à ação pedagógica e elevar a qualidade do trabalho com a alfabetização e a linguagem. Os encontros ocorrem todas as terças-feiras, das 18:00 às 22:00, nas dependências da Faculdade Municipal de Palhoça - FMP. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de 120 horas.
A formação de alfabetização e linguagem é composta de oito fascículos em que são abordados os seguintes temas: capacidades linguísticas da alfabetização e avaliação; alfabetização e letramento: questões sobre avaliação; a organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino; organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; o livro didático em sala de aula: algumas reflexões; modos de falar/modos de escrever.
O curso Pró-Letramento em Palhoça teve início no dia 08 de fevereiro com a presença da Secretária Municipal de Educação de Palhoça, Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos que destacou a importância de programas de formação continuada, como o Pró-Letramento. Salientou, também, que a atual gestão não vem medindo esforços para garantir formação continuada aos professores da rede municipal, em especial, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Do mesmo modo, registrou que as avaliações externas do MEC que compõe o IDEB (Provinha-Brasil, Prova-Brasil) abordam, prioritariamente, questões de Matemática e de Língua Portuguesa. Por isso, a necessidade de intensificar a formação do professor dos anos iniciais nessas áreas.
Após as considerações da Secretária, a formadora do Programa Pró-Letramento de Matemática Karina Zolia Jacomelli Alves chamou a atenção para a necessidade de um comprometimento maior do cursista, uma vez que as especificidades do Curso exigem leitura, pesquisa e realização constante de tarefas em serviço. Em seguida, o professor Jair Pereira, formador de Alfabetização e Linguagem, iniciou a apresentação detalhada do Programa, com destaque para os seguintes itens: definição; responsáveis; especificações; etapas; carga horária; certificação; avaliação.
Por fim, solicitamos a todos os cursistas que aproveitem as posssibilidades oferecidas pelo Programa Pró-Letramento.
Seguem fotos desse primeiro encontro: