quarta-feira, março 23, 2011

Pró Letramento - Matemática - 6º encontro por Karina Z Jacomelli A

O 6° encontro do programa Pró-letramento aconteceu no dia 22/03/11. Neste dia foi dado continuidade ao fascículo 2 com discussões referente aos algoritmos das operações de adição e subtração.
Para tanto, foi feita a exposição de diferentes algoritmos (anexo) como meio de registrar informações vistas e trabalhadas no material concreto. Em outras palavras, podemos dizer que a preocupação neste momento seria o de registrar pela escrita numérica e de diferentes formas todas as passagens discutidas no quadro valor de lugar para a adição e subtração. Vale ressaltar que a conversa da noite foi direcionada para o professor, ou seja, não tivemos a preocupação de que estas diferentes maneiras de registrar uma mesma operação tenham que ser apresentada ao aluno, até mesmo porque o algoritmo tradicional ainda é o mais adequado. Mas, se encontro um aluno que tem dificuldades de compreender o algoritmo tradicional, essas outras formas discutidas podem ajudá-lo.Um professor cursista acrescentou sua experiência a esse trabalho relatando como fazia para que seus alunos entendessem o “vai 1” na adição e o “empresta 1” na subtração. O desenho abaixo tenta exemplificar o QVL “vivo” para a adição (a subtração ocorre de maneira semelhante), como foi denominado:

Desenho (1) – Dois alunos de pé seguram o número 35 (3 dezenas o da esquerda e 5 unidades o da direita) representados por palitos e, dois outros alunos, sentados, seguram o número 19 (mesma disposição do número 35).
Desenho (2) – os alunos sentados juntam todos os palitos.
Desenho (3) – o aluno da unidade percebe ter um valor maior que uma dezena e envia essa uma dezena ao colega da dezena acima dele, ou seja, ele realiza o “vai 1”.

Antes dos grupos completarem os relatos a serem entregues, socializamos as tarefas individuais de sala de aula do fascículo 2. Uma professora com a história “O pulo do coelho em busca de ovos” e outra com a história “O pulo do sapo” desenvolveram os conceitos de multiplicação e divisão utilizando a reta numérica junto com seus alunos. Ambas se mostraram muito satisfeitas e incentivaram os outros cursistas que ainda não aplicaram esta tarefa em sala. Posteriormente três sugestões foram apresentadas: dar saltos de 4 em 4 para trabalhar os múltiplos de 4 onde estes saltos estão marcados para visualizarem a mesma distância; o coelho quer distribuir ovos às crianças e precisar dar tantos pulos com determinada distância; e, como um jogo, os alunos participam da trilha do coelho vencendo quem terminá-la primeiro.
O encontro foi muito proveitoso e, segundo os professores, sugestões novas foram apresentadas. Falas como “Como é importante estarmos aqui, eu não conhecia isso” ressaltaram ainda mais a necessidade da formação continuada.
Parabéns mais uma vez professores, vocês são ótimos!

Fotos



ANEXO
1) Slides do encontro: http://www.megaupload.com/?d=C3P39O4M
2) Slides com os diferentes algoritmos para adição e subtração: http://www.megaupload.com/?d=HF7BCTEV
(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")