quarta-feira, março 16, 2011

VISITA À CÂMARA DE VEREADORES DE ITAPEMA

Na intenção de implantar um “arquivo histórico virtual do legislativo na câmara de vereadores”, o presidente da instituição Otávio Marcelino Martins “Tavinho”, a Secretária de Educação Jocelete Isaltina dos Santos, acompanhados pelos historiadores/professores, Marco J. Matos – idealizador do projeto e Paulo Valério – colaborador e responsável pela sistematização do projeto, visitaram a Câmara de Vereadores do município de Itapema para conhecer o funcionamento do arquivo histórico que, desde 2006 já existe naquele município.
Fomos recebidos pela senhora Nerci S. Bernardes e pelo Vereador Giliard Reis – Presidente da Câmara Municipal - que nos mostraram todo o funcionamento, desde sua implantação. O presidente da Câmara de Vereadores de Palhoça, Otávio Marcelino Martins, se mostrou comprometido em viabilizar a implantação do projeto, pois se trata de uma atitude pioneira no sentido de registrar, organizar e produzir material para a comunidade escolar e os munícipes em geral.O crescimento do município, a internacionalização de seu turismo e a formação política de nossos educandos passam necessariamente pelo resgate da memória política que é parte importante e imprescindível na história do município.

Da esquerda para a direita: prof. Marcos, Sra Nerci, Vereador Tavinho,
prof. Valério e Secretária Jocelete

Reunião no Gabinete do Presidente da Câmara de Itapema – Vereador Giliard

A ideia da criação do arquivo histórico virtual do legislativo, inicialmente sugerido pelo prof. Marcos e desenvolvido junto ao prof. Valério implicará em benefícios futuros ao município. Podemos citar como resultado desta proposta de trabalho a criação de material didático, a digitalização de documentos político-históricos, a confecção de dvd´s temáticos (documentários), a organização e a sistematização cronológica da história do legislativo de Palhoça, a criação de espaços para receber as escolas, catálogos fotográficos, mini-museu histórico, além da proposta mãe que é a criação do próprio “Arquivo Virtual”.
É um passo importante na democratização da informação e do acesso livre e gratuito a história de nossa cidade que, depende exclusivamente da aprovação da Câmara Municipal de Palhoça para início imediato dos trabalhos.

Fonte: Texto e fotos – prof. Paulo Valério M. da Silva.