quarta-feira, março 23, 2011

OBMEP - Visita ao Programa de Iniciação Científica Junior por Karina Z Jacomelli A

Todos os anos os responsáveis pela Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) disponibilizam um curso de Iniciação Científica para seus medalhistas. O curso conta com 10 encontros, com a participação de um fórum e os alunos contemplados além de ganharem a oportunidade de estudar com orientação ganham bolsa, alimentação, transporte e livros.
A professora Flávia Giordani, coordenadora dos encontros presenciais, acrescenta: “A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma iniciativa que visa estimular e contribuir para o ensino da matemática no Brasil. É também um projeto de inclusão social, à medida que permite aos alunos com interesse em matemática aperfeiçoarem suas habilidades mediante um projeto de Iniciação Cientifica Júnior. Esse projeto fornece aos alunos medalhistas bolsa de estudos e treinamento de matemática acompanhado por uma equipe de professores vinculados a universidades. Além dos alunos, as escolas que obtiverem as melhores colocações recebem prêmios.”
Os 15 alunos vencedores de 2009, a Professora Flávia e um professor monitor graduando da UFSC no curso de Matemática se encontraram pela 9ª vez na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 19/03. No encontro presencial os alunos estudam em grupo de acordo com o nível de cada um podendo solicitar a ajuda da professora Flávia ou do monitor presente. Ainda, cada aluno acompanha um fórum onde recebe tarefas direcionadas para resolverem e receberem notas.
Assim como os alunos Lincon Júnior de Forquilhinhas, Lhaion Alexandre do centro de Florianópolis e Djonata Dalmacena de Souza de Laguna (primeira foto abaixo), aqueles que receberam menção honrosa podem participar dos encontros com todos os benefícios ditos acima se houver vagas sobrando. Numa conversa, esses alunos disseram que foi ótimo participar dos encontros. Que eles ajudam a ver a matemática de um jeito diferente. Que os encontros além de ajudar bastante na matemática ajudaram na escola, porque na escola o professor mostra a fórmula e ensina a usar e aqui a gente tem que entender o que é essa fórmula. Isso no começo era muito difícil, mas depois foi melhorando e ficou fácil. Os alunos ainda disseram que a troca de experiência entre eles é uma das coisas mais importantes que acontece nesses sábados.
Parabenizo a todos os envolvidos, é muito bom saber que uma olimpíada direcionada as escolas públicas como a OBMEP dá oportunidade de um estudo científico e incentivo financeiro aos alunos.
“Professores e responsáveis pelo ensino: conheçam, incentivem e participem deste projeto” (professora Flávia)

Fotos:






Site da OBMEP: www.obmep.org.br