quarta-feira, julho 01, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Sandra Murita Pagani (cursista)

Sandra Murita Pagani, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Nessa unidade trabalhamos os conceitos matemáticos como: Porcentagem, Juros simples, Juros compostos, Plano Cartesiano, Funções Lineares e Gráficos.
Não encontrei dificuldades, o que encontrei realmente foi à falta de tempo para fazer todas as atividades. Foi bastante interessante a leitura da seção, mesmo porque sempre achei interessante trabalhar situações problemas para que o aluno raciocine na resolução desses.
O aluno precisa aprender a investigar, formular, raciocinar, situações para poder caminhar no seu próprio fazer matemático. Através de situações problemas o professor leva o aluno a pensar e encontrar outros caminhos para que ele encontre os valores esperados.

b) Resultados observados em sala de aula

A aula se tornou interessante, pois trabalha uma situação que estamos vivendo nesse momento (preparação para festa junina na escola).
As dificuldades encontradas foi fazê-los entender como encontramos as equações correspondentes às situações propostas, como por exemplo: Entender que a variável “y” representa o número de pessoas e “x” o número de vezes que essa pessoa foi a pescaria. Para o aluno o “x” e o “y” na matemática ainda são valores abstratos.
Fazê-los entender que a variável é um número desconhecido e que vamos achá-los através da equação, ainda é um problema que o professor encontra, principalmente nas turmas da E.J.A. onde os alunos de mais idades sentem dificuldades em entender. Mas depois de muitas aulas e resolução de equações, eles começam a se “familiarizar” com o “x” e o “y” da matemática.
Preencher as tabelas foi fácil, difícil mesmo, foi colocar os números no gráfico. Depois de muito “apagarem” acredito que alcancei o objetivo dessa atividade. Ufa, mas foi difícil.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Tema: Função Linear – Gráfico.

Objetivo: Através de uma situação problema, o aluno deverá preencher tabelas e construir no plano cartesiano o gráfico correspondente aos valores da tabela.

Conceitos Trabalhados: Função Linear – Gráficos.

Faixa Etária: 16 anos

Tempo: 125 minutos (3 aulas)

Material: Lápis, Papel milimitrado.
Situação Problema: Atividade 17 – nº 1,2,3,4,5,6, da TP2, unidade 8.