quarta-feira, julho 01, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 6 do TP2 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 6 do TP2. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

A unidade centra a problemática da atividade física na aula de matemática, e mostra uma dificuldade de relacionar o corpo com essa disciplina, pois enquanto nas escolas se ensina uma matemática reducionista e com modelos únicos, universais ao longo da história, será impossível fazer diferente. Por isso, essa proposta de relacionar o desempenho do atleta com o cidadão comum, e também estabelecer as comparações entre padrões ou marcas para classificar, faz relacionar a noção do que está aprovado com relativamente positivo, e do que não atingiu a meta com relativamente negativo, ao mesmo tempo em que introduz as noções de números relativos.

b) Resultados observados em sala de aula

Um ponto mais interessante da aula: conceituando somente números relativos, houve entendimento da atividade com as variáveis negativas e positivas em relação à marca padrão.
Duas maiores dificuldades encontradas: uma do entendimento de itens (e, f) do exercício sem relação com os dados do enunciado, e também a dúvida da relação de variação do sinal com a ordem dos números.

A situação-problema: números relativos em relação às marcas dos atletas relacionam a modalidade de esporte de lançamento de dardo feminina. Isso é interessante, pois valoriza o entendimento dos valores numéricos positivos e negativos em relação ao desempenho das atletas, e também do cidadão comum.
Com relação à participação dos alunos que tiraram as dúvidas, pois tentaram resolver os itens e, f do exercício, nesse momento o diálogo é valorizado.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Apresentação: A transposição didática será da atividade do AAA2: unidade 6, aula 03, numa turma de 6a série do EJA.
Projeto: A presença da matemática no mundo dos esportes.
Objetivo: Introduzir noções de cálculos com números inteiros.
Duração: 1ª aula: situação-problema:
2ª aula: atividade proposta em sala de aula
3ª aula: atividade de avaliação para os alunos
Estratégias: aula dialogada, uso de quadro e giz e xerox de texto.
Conteúdo: (Aula 3: Números relativos - apostila AAA2, pp. 52 -55)

1ª Aula:
Apresentação da situação-problema: nas modalidades de Atletismo, dos esportes, os atletas precisam alcançar padrões de classificação para participar de campeonatos nacionais e internacionais.
Atividade: As atletas abaixo relacionadas praticam lançamento de dardo; veja o resultado delas na classificação para as Olimpíadas da Juventude (ex.atividade 2 – p.53)
Resolução dos itens a e b.

2ª Aula: Resolução dos itens: c, d, e, f, g, h, e i.

3ª Aula: Atividade 3 – p. 55.

FOTOS


TRABALHOS

ANEXO
Relato feito pela formadora, Karina, referente à visita da aula apresentada acima - http://www.megaupload.com/?d=YREZEVOD
(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")