terça-feira, junho 30, 2009

Retextualização do Conto 'A Cartomante" de Machado de Assis por Alexandra Espíndola

Alexandra Espíndola, professora de Língua Portuguesa da Escola Professora Antonieta Silveira de Souza, é uma das participantes do Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Palhoça. Como tarefa de uma das oficinas, ela realizou a Retextualização do Conto "A Cartomante" de Machado de Assis.

A seguir, está a sequência didática elaborada pela professora Alexandra.

Retextualização: "A Cartomante" de Machado de Assis

Objetivo geral: produzir uma retextualização a partir do conto “A Cartomante”, de Machado de Assis.

Objetivos específicos:
conhecer a biografia de Machado de Assis;
entender o momento histórico – final do século XIX;
ler o texto“A Cartomante”, de Machado de Assis;
assistir ao filme “A Cartomante”, direção e roteiro de Wagner de Assis;
compreender a trama desse conto;
entender sua estrutura narrativa;
analisar os personagens;
observar a posição do narrador;
apresentar oralmente o texto;
reescrever o texto oral, fazendo as devidas transformações;
criar uma sinopse do filme.
socializar os textos escritos produzidos.

1º passo: o professor falará sobre a vida de Machado de Assis e pedirá aos alunos uma pesquisa com mais informações sobre a biografia desse autor. O que os alunos trouxerem deverá ser lido para a turma.

2º passo: o professor de Língua Portuguesa pedirá ao professor de história uma retomada do contexto sócio-político do final do século XIX para que os alunos compreendam melhor as condições de produção de Machado de Assis e a posição dele no campo político e artístico da época.

3º passo: ler o texto completo. É importante que o professor inicie a leitura em voz alta e interprete a primeira parte do texto para os alunos, pois a linguagem não do conto não é a que os alunos de 8ª série estão acostumados e a primeira frase do texto é Shakespeare. Além disso, nessa leitura inicial, o professor pode aproveitar para instigar a curiosidade da turma. Após o conto lido, um debate será feito para compreender a trama e sua estrutura. Os alunos poderão ainda atentar para a construção dos personagens, e o professor para o posicionamento do narrador.


4º passo: assistir ao filme. Nessa etapa o professor vai parando o filme para abrir discussões sobre a adaptação e a releitura feitas do conto para o filme. Essas paradas também servem para que os alunos façam suas inferências e apontem as diferenças e semelhanças com o texto. Após o término do filme, o mesmo debate sobre a trama, a estrutura e as personagens feito no 3º passo pode ser retomado aqui.

5º passo: texto lido, filme assistido – agora os alunos escolherão uma maneira de, em grupo, apresentar oralmente tudo que viram até aqui. Poderão fazer uma apresentação em forma de teatro, de jornalismo, de seminário etc. Poderão optar por apresentar somente sobre o texto ou sobre texto e filme juntos. É importante que os alunos não se prendam somente no filme, afinal, o nosso objeto de estudo é a literatura, não o cinema.

6º passo: preparação para a apresentação – cada aluno deverá produzir um texto oral para apresentar, ou seja, preparar suas falas. Nesse texto, o professor deve esclarecer que a linguagem não precisa obedecer às normas padrão da língua culta. Nesse passo, o professor pode montar uma banca para que um grupo ajude avaliar o outro. Elementos que podem ser analisados: registro da língua (vulgar, coloquial despreocupada, coloquial culta, formal) – entendendo a linguagem de acordo com cada tipo de apresentação; tom (monótono, expressivo, caloroso, impaciente); mensagem (compreensiva, incompreensiva); comportamento (postura).

7º passo: após essas etapas, o professor pedirá para que os alunos reescrevam seus textos orais da apresentação, utilizando agora uma variante mais formal da língua, atentando às exigências da língua culta. Essas transformações da “fala” para a escrita deverão ser utilizadas pelo professor, que selecionará alguns trechos das produções dos alunos que evidenciam maiores mudanças. Essa seleção poderá ser digitada e impressa para que cada aluno tenha em mãos esse material, o qual servirá de discussão.

8º passo: os textos produzidos devem ser lidos para a turma. Os alunos poderão ainda ler sua retextualização apontando para as mudanças feitas.

Variante: o professor explicará o que é o gênero sinopse, levará alguns de exemplo e pedirá para que cada grupo crie uma sinopse do filme ou do texto, com uma linguagem clara e objetiva, e uma capa de livro ou encarte de DVD. Os resultados poderão ser expostos na sala.

Sugestão: Para continuar a mesma temática, o professor pode levar para a turma a música de Elis Regina, intitulada “A Cartomante”, e o conto de Lima Barreto, também com o mesmo título. É uma maneira de retomar Machado de Assis, fazer relações com esses outros textos e iniciar uma nova sequência didática.


Fotos da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Professora Alexandra.