quarta-feira, julho 01, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 2 do TP1 por Cícero Clovis da Silva (cursista)

Cícero Clovis da Silva, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 2 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade
Ao iniciar a leitura da unidade começa a ficar muito mais claro como a matemática está envolvida em nosso cotidiano e sua relação com a ciência. Nesta unidade foram trabalhados os conceitos matemáticos de medidas, volumes e números decimais, e na ciência, a importância do ferro na alimentação.

Na unidade dois ela também trata da “alimentação para saúde”. Então fica a idéia do cardápio para o trabalho em sala de aula.

b) Resultados observados em sala de aula
No primeiro momento os alunos questionaram sobre o que tinha haver matemática com ciências, assim pude responder que a matemática não está só na ciência, mas em outras disciplinas também.
Eles acharam “legal” o professor de matemática falando de outro tema, como anemia, saindo da sua rotina de cálculos somente.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula
O que é anemia e como combater?
Objetivos: Conhecer um pouco mais sobre anemia e como combater a mesma.
Executar operações de adições e multiplicações com números decimais.
Descobrir no seu cardápio diário, quais alimentos contém maior quantidade de ferro por cada cem gramas.
Conteúdos: Números decimais; Unidade de medidas.
Estratégias: Pesquisas na internet, trabalhos em grupos, individual e apresentações dos trabalhos realizados.
Publico: 6ª série
Tempo: 120 min

Gostaria nesse primeiro momento de ressaltar que o material é muito interessante para aplicabilidade dos conceitos matemáticos em nossa realidade de educador e educando.
Porém, ao começar os estudos e planejar as atividades, as dificuldades começaram aparecer. Entre elas a disponibilidade de tempo para planejamento, que não é oferecido suficientemente para o educador pelas instituições e a falta de dados, em nossa região, do tema proposto para a pesquisa, tendo assim de adaptar para nossa realidade.
A importância desta atividade é mostrar ao nosso aluno como a matemática está contida no nosso dia-a-dia, o que muitos não notam.
Um exemplo disto, nós vimos na pesquisa sobre anemia, realizada pelos alunos, onde verificaram o que era e como se combatia. A partir disto, pesquisaram em embalagens de produtos alimentícios, quais alimentos continham ferro e as quantidades, montaram então cardápios que continham a quantidade diária necessária de ferro que o ser humano precisa na sua alimentação, conforme tabelas de consumo mínimo por dia, para não se adquirir anemia.
As apresentações da pesquisa foram muito boas, porém quando trabalhava a matemática eles não conseguiram definir os conceitos matemáticos de medidas dentro do contexto pesquisado. Após explicados esses conceitos, ficou um pouco mais fácil as operações com os decimais, assim eles começaram a perceber outros conteúdos envolvidos no contexto.
Eu pude perceber que os alunos apresentam mais facilidade em resolver as questões matemáticas quando descontextualizadas, pois se trata apenas de simples reprodução, mas quando o tema é trabalhado num contexto mais próximo à realidade eles têm maior dificuldade em visualizar o conceito matemático e consequentemente desenvolver a atividade.

ANEXOS